Governo do Amapá entrega escritório estruturado para o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres
O espaço é destinado a reuniões e à construção de políticas públicas voltadas ao público feminino no estado.
O Governo do Amapá oficializou a entrega de um escritório físico totalmente equipado ao Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedimap). O novo espaço foi projetado para centralizar os serviços administrativos da entidade, garantindo suporte logístico e técnico para o seu pleno funcionamento.
A sala está localizada no prédio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, nº 2537, bairro Santa Rita, em Macapá.
“O Conselho exerce um papel fundamental de controle social na formulação e implementação de políticas públicas. É essencial ouvirmos a sociedade para desenvolver projetos que atendam a essa população. Agora, com esta sala equipada, teremos melhores condições para trabalhar nossas demandas administrativas em prol das mulheres”, destacou a presidente do Cedimap, Alzira Nogueira.
O ambiente conta com uma sala específica para reuniões do colegiado, que é composto por 32 membros (titulares e suplentes), divididos paritariamente entre 16 representantes da sociedade civil e 16 do poder público.
A secretária de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), Adriana Ramos, enfatizou que a estrutura é fruto de uma parceria estratégica para fortalecer a rede de proteção.
“Entregamos este escritório com estrutura capaz de subsidiar ações e reuniões ordinárias. É um local destinado ao debate e ao diálogo com a sociedade civil; uma verdadeira sala de construção de políticas públicas”, afirmou a secretária.
Atuação e Rede de Apoio
O Cedimap atua no desenvolvimento e na garantia dos direitos das mulheres, combatendo qualquer tipo de violência. O conselho integra a Rede de Atendimento à Mulher (RAM), um conjunto de 32 órgãos coordenados pela SEPM, focado no atendimento humanizado e na prevenção da violência doméstica e de gênero.
A rede oferece suporte jurídico, psicológico e de assistência social por meio de unidades como:
- Camuf: Centro de Atendimento à Mulher e à Família;
- Cram: Centro de Referência em Atendimento à Mulher;
- AMA-LBTI: Centro de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais.
Histórico
Criado em 4 de março de 2004, o Cedimap é uma entidade deliberativa e fiscalizadora vinculada à SEPM. Sua missão é formular diretrizes governamentais para eliminar discriminações e promover a integração da mulher na vida socioeconômica e política do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!