'O Carnaval do Amapá é deslumbrante', diz turista francesa que prestigiou o primeiro dia do maior Carnaval da Amazônia
A professora Chrystelle Bonjotin, de 46 anos, participou pela primeira vez do desfile que este ano, em uma ação inédita, teve o acesso liberado às arquibancadas.
A primeira noite do desfile oficial das escolas de samba de Macapá, na sexta-feira, 13, foi marcada por grande expectativa e emoção do público. Em uma iniciativa inédita do Governo do Estado, buscando incentivar a maior participação da comunidade, o acesso às arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo da capital foi liberado gratuitamente.
Acompanhada da família, Chrystelle Bonjotin, moradora da Guiana Francesa, disse que o Carnaval do Amapá é muito bem falado na fronteira, o que motivou a família a prestigiar o evento.
“É a minha primeira vez em Macapá com a minha família. No ano passado, uma prima e o marido participaram do desfile do bloco que aconteceu aqui. Nosso carnaval é diferente na Guiana, lá são os blocos que animam esse período, mas aqui em Macapá, o Carnaval é deslumbrante”, ressaltou a turista.
Presente no desfile, o cidadão do samba Aureliano Neck, que há 26 anos integra a Corte do Carnaval amapaense, falou sobre a emoção de participar novamente do evento.
“A expectativa para o Carnaval deste ano é a melhor possível, por tudo que já vi nos barracões. Em relação às fantasias e alegorias, também vai ser um grande sucesso, e a disputa será muito acirrada”, disse o cidadão do samba.
O acesso liberado às arquibancadas nos dois dias de espetáculo incentivou a participação do público de diversos municípios, como o motorista Neucicley Ferreira de Souza, de 44 anos, morador de Santana, que veio pela primeira vez ao sambódromo com familiares e amigos.
“Hoje é a primeira vez que venho assistir ao Carnaval aqui em Macapá, e minhas expectativas são as melhores possíveis. Quero aproveitar para parabenizar o governador Clécio pela iniciativa da gratuidade. Isso é ótimo, porque é a primeira vez que vou assistir de perto à minha escola do coração, o Império do Povo, e espero que ela seja campeã”, ressaltou o torcedor.
Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico
O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.
Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.
Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.
Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!