Bastidores dos desfiles das escolas de samba revelam muita ansiedade horas antes do início das apresentações
Cinco agremiações passam pela Ivaldo Veras na abertura oficial do evento, nesta sexta-feira, 13.
O tradicional desfile das escolas de samba do Carnaval costuma causar grande euforia nos bastidores. Há poucas horas da abertura oficial das apresentações, nesta sexta-feira, 13, os preparativos e as emoções estavam a todo pavor na concentração das cinco agremiações que passam pela Ivaldo Veras, nesta primeira noite do evento, realizado com o apoio do Governo do Amapá.
A Embaixada do Samba que abre o desfile da edição 2026, no sambódromo de Macapá, promete fazer uma apresentação irreverente em um estilo despojado. Desde cedo, o movimento no barracão da Cidade do Samba já era grande e muitos profissionais trabalhavam nos últimos ajustes, com um misto de nervosismo e ansiedade.
"É muita adrenalina. Estou aqui na correria na preparação dos carros, cuidando dos detalhes porque às vezes tem uma falha mecânica, a gente tem que ajeitar. Então, até o último minuto é muita adrenalina, as pessoas perguntando da fantasia. As baianas, por exemplo, têm um monte de senhoras aqui, eu acho isso é muito bacana ver essas senhoras na terceira idade já, e com toda essa vontade de ir para a avenida porque esse Carnaval de 2026 é diferente, está com um tom diferente mais arrojado nas escolas", declarou o historiador que integra a Diretoria de Harmonia da Escola, Luiz Marques.
A Emissários da Cegonha dará continuidade ao espetáculo de cor, brilho, ritmo e alegria. Com a participação de brincantes apaixonadas e alas elaboradas com muito cuidado, planejamento e dedicação, a Escola de Samba está pronta para entrar na avenida, com muito colorido e animação.
O Verde e Rosa está presente em cada detalhe da Maracatu da Favela, as cores tradicionais da escola, mas também esse ano no carro Abre Alas, por exemplo, há uma mistura trazendo o grande destaque do tema que a escola vai trabalhar esse ano. O carnavalesco do Rio de Janeiro, Rodriguinho Ferreira, chegou ao estado há mais de dois para trabalhar especificamente no Carnaval da Maracatu. Apesar da experiência de mais de 15 anos de atuação na área, o nervosismo sempre acontece.
"Sempre dá um friozinho na barriga na hora. Estar aqui significa contribuir com o Carnaval do Amapá, e isso é muito importante, a começar pela ajuda do Governo, que as escolas são dependem disso para fazer os espetáculos que vão mostrar nesta sexta e sábado no sambódromo aqui de Macapá. A ajuda do poder público é essencial porque as escolas não conseguem sobreviver sozinhas. O Carnaval vale muito a pena. A Maracatu da Favela trabalhou 100% com o pessoal de Macapá, com os aderecistas daqui jovens, valorizando a mão de obra local, oportunizando meninos que moram em situações mais difíceis. A gente ensina e aprende com eles”, concluiu Ferreira.
Unidos do Buritizal, com a predominância das cores azul e branco, e Boêmios do Laguinho, com vermelho, branco e dourado, também passarão pela avenida do samba e prometem contagiar o público, com muita inovação, resultado de muito trabalho e amor.
Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico
O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.
Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.
Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.
Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!