Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2026

'Quando eu coloquei o pé na avenida, a sensação de estar ali tomou conta do meu ser', diz a foliã Shirley Monteiro

O sonho realizado na avenida emocionou a estreante brincante que pisou pela primeira vez na passarela do samba da Ivaldo Veras.

Por Márcia Fonseca
14/02/2026 01h45
Shirley Monteiro, advogada foliã da Escola Emissários da Cegonha

No brilho das fantasias, no som contagiante da bateria e na vibração do público, uma história especial ganhou destaque no primeiro dia de desfiles das escolas de samba de Macapá. Pela primeira vez na avenida, Shirley Monteiro, integrante da escola Emissários da Cegonha, viveu a emoção de transformar um sonho antigo em realidade.

A escola foi a segunda agremiação a desfilar oficialmente na programação do Carnaval do Meio do Mundo, promovido pelo Governo do Amapá. Entre alas coreografadas e carros alegóricos, Shirley carregava no peito a expectativa de anos.

“É uma sensação surreal, só sabe realmente quem vive. E eu não posso descrever em outra palavra a não ser felicidade. Isso aqui é um sonho que estou realizando, ainda mais que terça-feira de Carnaval será o meu aniversário, e isso daqui já é uma comemoração antecipada. Realmente é um sonho muito grande que estou podendo concretizar. Estou muito feliz por isso”, disse.

Alegria tomou conta com o sonho realizado: na Ala Sombrinha, sob o teto, a sorte é incerta

Emoção que não cabe no peito
Participar de uma escola de samba vai muito além da fantasia. Envolve dedicação, ensaios, superação e, principalmente, amor pelo Carnaval. Para quem pisa na avenida pela primeira vez, cada passo é carregado de significado, é o encontro entre sonho e realização.

“Eu sempre sonhei em participar de um desfile de escola de samba, e a caminhada até aqui para conseguir estar neste momento é maravilhosa. Quando recebi o convite, me senti muito honrada, muito realizada, e de imediato aceitei. Estou aqui vivendo, de fato, o meu sonho”, contou Shirley.

A estreia foi celebrada não apenas por Shirley, mas também por amigos e integrantes da escola. O primeiro desfile na avenida representa mais do que uma participação: simboliza pertencimento, identidade cultural e a força do Carnaval de Macapá, que todos os anos renova histórias e realiza sonhos.

Emissários da Cegonha trouxe como enredo ″Uma fascinante viagem pelas crendices e superstições de um povo: sorte ou azar?″

 Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico

O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.

Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.

Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.

Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!