Do Japão para a arquibancada: família atravessa o mundo para viver o Carnaval do Amapá
Encantado pela cultura do estado, o turista Kurio Takasawa escolheu o Sambódromo para apresentar a maior festa brasileira à esposa e à filha.
Enquanto as baterias aquecem para cruzar a Avenida Ivaldo Veras, o brilho nos olhos do japonês Kurio Takasawa, de 40 anos, revela que a viagem de mais de 17 mil quilômetros valeu a pena. Pela primeira vez em Macapá, o turista não escondeu o entusiasmo de estar no Sambódromo para acompanhar o Carnaval do Meio do Mundo. E ele não veio sozinho: trouxe a esposa, Chikare, e a filha, Koto, para compartilharem o momento.
O que motivou a família a escolher o Amapá como destino foi o carinho especial que Kurio nutre pelo estado. Mesmo ciente de carnavais famosos em outras regiões do Brasil, o turista foi categórico ao escolher o solo amapaense para sua estreia na folia.
"Eu gosto muito do Amapá. É a minha primeira vez aqui e estou achando o Carnaval muito especial, é um momento muito feliz para minha família. Estamos gostando muito de tudo", afirmou Kurio Takasawa.
A poucos metros da família japonesa, a vibração nas arquibancadas também falava francês. A agente de viagens Adriana Franklin, vinda de Oiapoque, liderava um grupo de oito pessoas, composto por franceses e brasileiros residentes na Guiana Francesa, que atravessaram a fronteira especialmente para a folia.
Para muitos do grupo, esta já é a segunda vez prestigiando os desfiles no Amapá. Adriana explica que a preferência pelo nosso carnaval é clara.
"Eles são franceses e brasileiros que moram lá e preferem participar aqui do que na Guiana. Eles gostam muito do carnaval do Brasil e vieram para prestigiar esse evento maravilhoso", destacou a agente.
Estrutura e Gratuidade
A experiência desses visitantes é viabilizada por uma iniciativa inédita do Governo do Amapá: a liberação total de custos para as arquibancadas de concreto e ferro. Ao todo, o Estado garante capacidade para 5 mil pessoas por noite de forma gratuita, permitindo que o público acompanhe os desfiles com conforto e segurança.
A democratização do acesso, determinada pelo governador Clécio Luís, transformou o Sambódromo em um ponto de encontro multicultural. Sem a necessidade de ingresso, turistas e a população local dividem o mesmo espaço para celebrar o esforço das agremiações amapaenses.
Programação deste sábado, 14
A festa continua neste sábado com mais cinco agremiações cruzando a avenida. Confira os horários:
20h – Império Solidariedade
21h25 – Império da Zona Norte
22h50 – Império do Povo
00h25 – Piratas da Batucada
02h – Piratas Estilizados
Serviço:
O acesso às arquibancadas gratuitas, 5 mil lugares, é feito por ordem de chegada. Os portões abrem antes do início oficial e a recomendação é que os foliões cheguem cedo para garantir o seu lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!