Tecnologia e estratégia garantem folia segura em toda programação do Carnaval 2026 apoiada pelo Governo do Amapá
Sistemas de monitoramento de alta definição da Segurança Pública e integração entre polícias e órgãos públicos fortalecem pronta resposta.
Os eventos de grande porte apoiados pelo Governo do Amapá contam, desde o Réveillon 2026, com um grande aparato tecnológico e estratégico da Segurança Pública. Nas programações do maior Carnaval da Amazônia, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) atua como o cérebro da operação, unindo Inteligência Artificial e câmeras térmicas para monitorar cada perímetro.
Durante os desfiles das escolas de samba no Meio do Mundo, em Macapá, a unidade atua como um centro nervoso onde convergem os dados de todas as forças de segurança. A estrutura abriga operadores das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de Bombeiros, permitindo uma resposta unificada e imediata a qualquer incidente.
"A unidade conta com o que existe de mais moderno embarcado na questão do monitoramento, contando com 19 câmeras espalhadas por todo o evento, câmeras de alto poder de definição, e com vários recursos, como o reconhecimento facial, reconhecimento de placa de veículos e a identificação em tempo real de toda a área do evento", reforça o capitão PM Isacksson, coordenador da Carreta da Segurança Pública.
O diferencial do veículo integrado é o mastro, que conta com uma câmera térmica acoplada à carreta. O módulo tem alto poder de alcance, 9 km, além do recurso de temperatura que destaca qualquer movimentação oculta ao "olho nu" em situações de baixa visibilidade.
Além disso, todo o perímetro dos eventos são cobertos por 15 drones de alta capacidade, que transmitem em tempo real as imagens para o Centro de Monitoramento da carreta. Uma das aeronaves é capaz de alcançar mais que 3 km de visualização.
Todo esse aparato permite identificar foragidos da justiça, monitorados por tornozeleira eletrônica ou indivíduos em atitude suspeita antes mesmo que uma infração seja cometida.
Caso uma ocorrência seja visualizada, a comunicação é instantânea: a central de comando despacha, via rádio e sistema digital, as equipes a pé ou viaturas que estão mais próximas do local, garantindo uma intervenção precisa.
Internamente, a unidade conta com uma Sala de Tomada de Decisão, onde os comandantes das instituições avaliam as imagens e gerenciam crises de forma estratégica. Essa organização evita tumultos e assegura que o fluxo da festa não seja interrompido.
Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico
O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.
Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.
Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.
Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!