Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PARA TODOS

Tecnologia e estratégia garantem folia segura em toda programação do Carnaval 2026 apoiada pelo Governo do Amapá

Sistemas de monitoramento de alta definição da Segurança Pública e integração entre polícias e órgãos públicos fortalecem pronta resposta.

Por Iago Fonseca
15/02/2026 00h18
Unidade atua como um centro nervoso onde convergem os dados de todas as forças de segurança

Os eventos de grande porte apoiados pelo Governo do Amapá contam, desde o Réveillon 2026, com um grande aparato tecnológico e estratégico da Segurança Pública. Nas programações do maior Carnaval da Amazônia, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) atua como o cérebro da operação, unindo Inteligência Artificial e câmeras térmicas para monitorar cada perímetro. 

Durante os desfiles das escolas de samba no Meio do Mundo, em Macapá, a unidade atua como um centro nervoso onde convergem os dados de todas as forças de segurança. A estrutura abriga operadores das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de Bombeiros, permitindo uma resposta unificada e imediata a qualquer incidente.

Capitão PM Isacksson, coordenador da Carreta da Segurança Pública

"A unidade conta com o que existe de mais moderno embarcado na questão do monitoramento, contando com 19 câmeras espalhadas por todo o evento, câmeras de alto poder de definição, e com vários recursos, como o reconhecimento facial, reconhecimento de placa de veículos e a identificação em tempo real de toda a área do evento", reforça o capitão PM Isacksson, coordenador da Carreta da Segurança Pública. 

O diferencial do veículo integrado é o mastro, que conta com uma câmera térmica acoplada à carreta. O módulo tem alto poder de alcance, 9 km, além do recurso de temperatura que destaca qualquer movimentação oculta ao "olho nu" em situações de baixa visibilidade. 

Mastro conta com uma câmera térmica acoplada à carreta

Além disso, todo o perímetro dos eventos são cobertos por 15 drones de alta capacidade, que transmitem em tempo real as imagens para o Centro de Monitoramento da carreta. Uma das aeronaves é capaz de alcançar mais que 3 km de visualização.

Todo esse aparato permite identificar foragidos da justiça, monitorados por tornozeleira eletrônica ou indivíduos em atitude suspeita antes mesmo que uma infração seja cometida.

Equipes atuam em tempo real para garantir segurança da população

Caso uma ocorrência seja visualizada, a comunicação é instantânea: a central de comando despacha, via rádio e sistema digital, as equipes a pé ou viaturas que estão mais próximas do local, garantindo uma intervenção precisa.

Internamente, a unidade conta com uma Sala de Tomada de Decisão, onde os comandantes das instituições avaliam as imagens e gerenciam crises de forma estratégica. Essa organização evita tumultos e assegura que o fluxo da festa não seja interrompido.

Sala de Tomada de Decisão fica no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM)

Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico

O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.

Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.

Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.

Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!