Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2026

Saúde registra baixa demanda nas primeiras horas da 2ª noite de desfiles no Sambódromo

Posto fixo não contabilizou ocorrências até as 21h; casos mais comuns envolvem dores musculares e mal-estar entre integrantes de escolas de samba.

Por Karla Marques
14/02/2026 23h23
Posto fixo não registrou atendimentos até as 21h

A estrutura de saúde disponibilizada pelo Governo do Amapá para o Carnaval no Meio do Mundo registrou baixa demanda durante o início da segunda noite de desfiles. Até as 21h deste sábado, 14, nenhum atendimento de urgência havia sido realizado no posto fixo instalado no Sambódromo de Macapá.

De acordo com a médica Kiane de Deus, o plantão tem sido marcado pela tranquilidade. Segundo a profissional, a maior procura costuma ocorrer nos intervalos entre as apresentações das agremiações.

Kiane de Deus, médica generalista

“O fluxo está calmo, com pouquíssimas demandas. Geralmente, os casos surgem no intervalo entre uma escola e outra, principalmente de foliões que acabaram de desfilar e apresentam queixas de cefaleia, dores musculares devido ao peso das fantasias ou desconforto nos pés”, explicou a médica.

A profissional ressaltou ainda que, historicamente, as ocorrências no período de folia estão ligadas ao esforço físico dos brincantes e situações pontuais de alergia ou mal-estar por alimentação.

“Nossos atendimentos são, em sua maioria, por dores físicas de quem está na avenida. Fora isso, registramos casos leves de alergia, mas tudo dentro do esperado. Não tivemos nenhuma ocorrência grave até o momento”, destacou Kiane.

A estrutura de saúde segue em funcionamento durante toda a programação, com uma equipe multiprofissional preparada para primeiros socorros e suporte para encaminhamento a unidades de média e alta complexidade, caso necessário. O posto integra o planejamento estratégico da rede estadual para garantir assistência imediata a foliões, trabalhadores e artistas.

O posto fixo integra o planejamento da rede estadual de saúde para o período carnavalesco

Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico

O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.

Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.

Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.

Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde