Governo do Amapá não registra ocorrências graves em desfiles de escolas de samba no Sambódromo de Macapá
Segundo dados das forças policiais, segurança foi garantida com zero ocorrências nos dois dias de evento gratuito.
O trabalho integrado das forças de segurança do Governo do Amapá garantiu a tranquilidade e alegria dos foliões nas duas noites de desfiles do Carnaval 2026. De acordo com dados do Plano Operacional de Segurança, não houve registro de ocorrência grave dentro e no entorno do sambódromo, no meio do mundo.
As informações são do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) da Segurança Pública do Amapá, que capitaneou os atendimentos no sambódromo e garantiu, junto com mais de 800 agentes, a segurança do local.
“Graças ao trabalho conjunto e integrado, não tivemos nenhuma ocorrência grave no sambódromo, demostrando assim que o planejamento e execução dos serviços operacionais da segurança estão no caminho certo”, disse o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Felipe Vieira.
Os números de atendimentos da área da segurança pública nos dois dias de desfiles das escolas de samba contabilizaram 38 atendimentos gerais. Os dados mais expressivos registraram 15 ocorrências da área hospitalar e 5 emergências clínicas. As demais foram casos de emergências respiratórias, queda, crise convulsiva e intoxicação por álcool. Todas registradas pelo agentes do Corpo de Bombeiros Militar presente no sambódromo.
Os atendimentos do 190 em todo o Amapá contabilizaram 42 chamadas nestes dias: 38 em Macapá, 2 no município de Santana e 2 no município de Oiapoque. Todas as ocorrências foram atendidas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Nenhum caso grave foi registrado.
O Plano de Segurança para o Carnaval tem mais de 1.5 mil agentes da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Iapen e Polícia Cientifica atuando de forma integrada. Os profissionais realizam policiamento ostensivo e preventivo a pé, motorizados, por meio aéreo e com o auxílio de câmeras de monitoramento e reconhecimento facial.
Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico
O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.
Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.
Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.
Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!