‘É bom trabalhar se sentindo tão segura’, diz vendedora de bebidas durante a passagem do bloco A Banda
Janete Monteiro, que trabalha no segmento há 20 anos, celebrou a ampliação do efetivo policial pelo Governo do Estado para a tranquilidade de brincantes e trabalhadores na folia.
Quem subiu a Avenida Feliciano Coelho com o bloco A Banda, na tarde da terça-feira, 17, pôde observar dois cenários distintos: a Carreta da Segurança, maior aparato tecnológico adquirido pelo Governo do Amapá para o monitoramento de grandes eventos, e o ponto de venda de bebidas da comerciante Janete Monteiro, que aproveitou a sensação de tranquilidade para aumentar o faturamento.
“Eu trabalho nesse segmento há 20 anos e, este ano, está muito bom. Com todo esse efetivo policial, ninguém mexe com a gente. É bom trabalhar se sentindo tão segura”, celebrou Janete, que também levou as duas filhas, Valéria e Iasmin, para verem A Banda passar.
Quem também saiu para curtir a folia em família foi o casal de servidores públicos Ana Sousa e Luís Inácio. As fantasias combinando foram ideia do pequeno Rafael, de 3 anos, que desde o ano passado já participa do maior bloco de sujos da região Norte do país, uma das maiores festividades carnavalescas do Amapá.
“A gente está se sentindo superseguro. Deu para trazer meu filho de 3 anos para brincar no meio da multidão, sem qualquer confusão. Dá para ver muitas bases da Polícia Militar e dos Bombeiros aqui perto”, pontuou Ana.
Plano estratégico para um Carnaval de paz
Mais de 600 policiais e servidores da segurança pública foram escalados pelo Governo do Estado para a passagem do bloco. O esquema contou com 379 policiais militares, 26 viaturas, sete motos, 60 patrulhas e nove setores de policiamento. O efetivo total do Corpo de Bombeiros Militar reuniu 106 profissionais, cerca de quatro viaturas e vistoriadores. A programação também contou com equipes da Polícia Penal, da Polícia Civil e do Grupo Tático Aéreo (GTA).
“Mais um grande evento assegurado pela gestão estadual com o objetivo de proteger as pessoas e incentivar a geração de renda dos trabalhadores. Trabalhamos de forma integrada, com drones e câmeras com inteligência artificial, para garantir um carnaval seguro para todos”, enfatizou o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Felipe Vieira.
Até o final do período carnavalesco, mais de 1,5 mil agentes das forças de segurança atuarão de forma integrada, empregando cerca de 85 viaturas, um helicóptero e 15 drones no patrulhamento aéreo dos locais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!