Forças de segurança do Amapá garantem tranquilidade na apuração dos desfiles das escolas de samba em Macapá
Com efetivo estratégico e monitoramento integrado, a ordem pública foi assegurada durante a contagem de notas no Sambódromo.
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá 2026 ocorreu sem ocorrências graves nesta Quarta-feira de Cinzas (18). Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), as forças de segurança montaram um cerco operacional no Sambódromo de Macapá para garantir que a festa da vitória transcorresse sem incidentes.
Foram empregados aproximadamente 60 agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O planejamento, focado na preservação da ordem e na proteção dos integrantes das agremiações e do público presente, consolidou a eficiência do plano de segurança desenhado para o maior Carnaval da Amazônia.
"Garantimos a segurança de todos os participantes que acompanham a apuração, bem como dos integrantes das escolas de samba. Estamos presentes para preservar a ordem pública de todas as pessoas no Sambódromo", explicou o capitão João Oliveira, que comandou o policiamento no local.
A operação foi desenhada para monitorar os ânimos durante a leitura das notas, garantindo que o espírito esportivo e a celebração prevalecessem. Para esta fase do evento, a Polícia Militar garantiu apoio com 9 viaturas e equipes em patrulhamento a pé distribuídas em pontos estratégicos da Avenida Ivaldo Veras.
O policiamento integrado permanece mobilizado em todo o estado, acompanhando agora o Circuito de Blocos que segue até o dia 22 de fevereiro. Com a ausência de ocorrências graves durante a apuração.
Plano Operacional Carnaval 2026
O plano operacional que o Governo do Amapá preparou para a segurança do carnaval 2026 conta com a atuação de 1.517 agentes de segurança distribuídos ao longo da programação oficial do Carnaval. A operação conta com o apoio de 85 viaturas, um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), além de 15 drones.
O policiamento é realizado de forma integrada, com equipes a pé, em viaturas, no trânsito e com monitoramento aéreo, contando ainda com uma Central de Comando e Controle Móvel equipada com recursos de Inteligência Artificial, controle de tornozeleiras eletrônicas, câmeras de longo alcance e integração em tempo real.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!