Governo do Amapá intensifica limpeza do Canal do Beirol, em Macapá, para evitar alagamentos
A Secretaria de Estado do Transporte já removeu cerca de 50 toneladas de lixo como parte das medidas de prevenção no período chuvoso.
Em uma ação conjunta voltada ao enfrentamento de alagamentos devido ao início da temporada de chuvas, o Governo do Estado atua na desobstrução de trechos do Canal do Beirol. Os trabalhos, iniciados na terça-feira, 17, seguem de forma contínua em diferentes pontos.
As atividades são conduzidas pela Secretaria de Estado do Transporte (Setrap), em parceria com a Defesa Civil, que realiza o monitoramento e, com base na previsão do tempo, identifica os pontos críticos da região. Dessa forma, os serviços são organizados e executados de maneira estratégica.
“Nós estamos atuando junto a outros órgãos estaduais na retirada de mato, entulho e lixo. Já conseguimos remover uma grande quantidade de resíduos daqui. Todo esse trabalho contribui para o fluxo natural da água e ajuda a evitar alagamentos, o nosso principal objetivo”, declarou o secretário adjunto de Gestão Técnica da Setrap, Benedito de Souza.
As equipes da Setrap contam com seis caçambas basculantes, uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira, formando a chamada patrulha mecanizada. O maquinário permite a remoção e o descarte do material, facilitando o escoamento da água de forma natural e livre.
Já foram retiradas aproximadamente 50 toneladas de lixo do local em dois dias. As frentes de trabalho seguem na área, com planejamento adaptado de acordo com a identificação, pela Defesa Civil, de novos pontos com risco de precipitação intensa.
O Governo do Amapá orienta que, durante chuvas fortes, a população busque locais seguros. Caso haja situação de risco ou necessidade de socorro, o cidadão deve acionar imediatamente os números de emergência 190 ou 193 para atendimento das equipes de salvamento.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!