Governo do Amapá estimula participação de estudantes no programa Jovem Senador 2026
Evento reuniu alunos do ensino médio das escolas estaduais para orientar sobre regras e oportunidades.
Com o objetivo de incentivar o protagonismo estudantil e aproximar a juventude do Poder Legislativo nacional, o Governo do Amapá reuniu estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino para estimular sua participação no Programa Jovem Senador 2026. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 20, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá.
Na oportunidade, gestores da educação amapaense falaram sobre a importância da iniciativa para os estudantes e para a construção de seu futuro acadêmico e profissional. Neste ano, a expectativa é superar o número de inscrições de 2025, que mobilizou 3.222 estudantes de 146 escolas dos 16 municípios do estado.
“Eu estou muito feliz nesse momento, acho muito importante esse programa que proporciona essa vivência no Congresso Nacional. Não tenho dúvida de que essa oportunidade é fundamental para todos nós, mostra que a gente consegue chegar com dedicação, com honestidade, com disciplina e com muito estudo, principalmente nós, a grande maioria, filhos de pobres, que só consegue avançar através de estudo”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos.
O evento contou também com a participação da atual Jovem Senadora do Amapá, Ellen Lahandria Nogueira Oliveira, de 18 anos, que ganhou a etapa estadual em 2025 e viajou até Brasília para a tradicional Semana de Vivência Legislativa. Estiveram presentes ainda os estudantes que ficaram em segundo e terceiro lugar na estapa estadual: Gabriel de Almeida Sá e Endy Wanne Vilhena da Silva, respectivamente.
“Ter participado da vivência legislativa lá em Brasília foi uma sensação única. Aprendi várias coisas, aprendi como realmente funciona a política na prática. Eu ajudei a criar um projeto de lei, e foi algo maravilhoso. Conheci outras culturas, outros estados e foi algo inspirador, muito maravilhoso. Estar aqui hoje, inspirando outros jovens a participar do programa, é algo incrível por poder incentivar outros jovens a passarem pela mesma experiência que eu tive”, diz Ellen.
A partir desta segunda-feira, 23, estudantes já podem elaborar suas redações com o tema deste ano: “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”. Os textos serão avaliados pelas próprias escolas e devem ser submetidos no site senado.leg.br/jovemsenador até 30 de abril, para avaliação do Senado Federal.
“Essa iniciativa é importante para contribuir com a capacidade deles como estudantes, ajudando também na aprendizagem e a levar a voz do estudante protagonista até o Senado Federal. Então, isso faz com que os alunos participem e tenham conhecimento da política educacional e da política pública no Brasil, de alcançar o Estado todo de 3 mil a mais de participantes. Neste ano, temos uma novidade que é a participação das escolas indígenas, além das unidades quilombolas, rurais e ribeirinhas que já participavam”, explica a gerente de Protagonismo Estudantil da Seed, Andresa Nunes.
Entre os estudantes que participaram do lançamento do programa está Paolla Priscila, de 15 anos, aluna da Escola Estadual Deusolina Sales Farias, localizada na Zona Norte da capital. Segundo ela, já havia um interesse em se inscrever na iniciativa, e um evento como esse ajuda na preparação.
“Eu soube do lançamento através da rede social da Seed. Fiquei muito feliz porque agora estou tendo a oportunidade de participar do projeto. Eu já comecei a me preparar. Seria algo muito incrível, alucinante e ideal para minha carreira representar o estado lá fora, ter esse contato direto e essa experiência e conhecer o Senado”, diz Paolla.
Programa
O Jovem Senador é uma realização do Senado Federal, com apoio dos governos estaduais, que acontece anualmente com o objetivo de aproximar jovens do processo legislativo e da política. Por meio da iniciativa, são selecionados 27 estudantes de todo o Brasil, sendo um representante para cada unidade federativa, para ter a oportunidade de vivenciar de perto o trabalho dos senadores em Brasília.
Podem participar jovens de até 19 anos, que deverão submeter uma redação relacionada ao tema. As seleções estaduais estão previstas para até 29 de maio, e a escolha final será feita pelo Senado durante o mês de junho. Já o anúncio dos vencedores será realizado até 26 de junho, e a Semana de Vivência Legislativa acontecerá de 17 a 21 de agosto.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!