Governo do Amapá impulsiona bovinocultura e amplia fomento ao setor primário
Ação contempla famílias de Munguba com infraestrutura de ponta e 60 matrizes de alta produtividade, consolidando o avanço tecnológico na agricultura familiar amapaense.
O Governo do Amapá realizou, na quinta-feira, 19, uma ação pioneira considerada um passo importante para o fortalecimento do setor rural ao entregar o novo arranjo de bovinocultura na comunidade de Munguba, em Porto Grande. A iniciativa faz parte do programa Amapá Mais Produtivo, que visa modernizar a produção local.
Nesta etapa, dez produtores foram contemplados com uma estrutura completa, que inclui seis matrizes da raça Girolando para cada beneficiário, totalizando 60 animais. O pacote tecnológico busca garantir animais de alta produtividade e infraestrutura adequada para o manejo inicial no campo.
“Com mais essa entrega, reafirmamos o compromisso de transformar a realidade do campo. O programa não entrega apenas animais; entrega tecnologia, com energia fotovoltaica e infraestrutura de ponta, para que o produtor tenha autonomia e dignidade”, destacou a secretária da SDR, Beatriz Barros.
O projeto oferece suporte completo, com capineira, forrageira e áreas de pastagem. Além disso, a sustentabilidade é prioridade, com a instalação de poços artesianos operados por sistemas modernos de energia fotovoltaica.
“Acompanhamos de perto cada detalhe técnico para que o produtor tenha segurança na operação do arranjo. O objetivo é que essa estrutura moderna se traduza em eficiência no campo, reduzindo o esforço físico e aumentando a qualidade do leite, sempre com o suporte técnico necessário da nossa equipe”, informou o técnico em extensão rural da SDR, Jorcy Araújo.
A ação, coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), busca verticalizar a produção de leite no estado. Com o fomento tecnológico, o governo espera gerar mais renda e segurança alimentar para as famílias da região.
“É gratificante receber esses equipamentos e animais de qualidade. Agora, temos a segurança necessária para produzir leite com excelência, garantindo um futuro melhor para nossa família e comunidade”, disse o produtor Waldinar Souza.
Os investimentos no arranjo leiteiro ultrapassam R$ 2 milhões. Além dessa frente, o Governo do Amapá intensificou o apoio ao setor primário nas últimas semanas com a entrega de rações para a suinocultura e a distribuição de mais de 15 mil mudas pelo programa Amapá Cacau, beneficiando produtores de Tartarugalzinho.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!