Colaboração entre estado e municípios fortalece rede educacional
Otimização de transporte escolar, espaços físicos e troca de tecnologias de gestão estão previstas na cooperação técnica
Seed e os secretários de educação vão fazer novo encontro em 3 de abril para concluir o Termo
Visando o fortalecimento da educação amapaense, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) discutiu, nesta segunda-feira, 20, o Termo de Cooperação Técnica com as 16 secretarias municipais de educação. O encontro propôs o alinhamento deste documento e traçou as ações que Estado e municípios podem executar em parceria, garantindo mais qualidade à educação por meio da Rede de Colaboração.
O Termo de Cooperação prevê um conjunto de ações tomadas coletivamente entre estado e municípios nos seguintes eixos: na troca de profissionais da educação, otimização do uso de transporte escolar, troca de tecnologias de gestão, além da transferência de recursos e cessão de espaços físicos; quando for necessário. Cada município será atendido de acordo com as suas especificidades.
A Rede de Colaboração entre estado e municípios objetiva a universalização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, enquanto processo de transição. O regime busca a complementação de uma política educacional, entre estado e municípios, visando a qualidade integral da educação, desde a formação inicial até o médio profissional. A ideia é realizar o planejamento e executar ações educacionais de forma integrada incorporando instrumentos de monitoramento e avaliação contínua em colaboração.
A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Oiapoque, Maria Holanda Lorens, foi uma das participantes do debate. Ela acredita que o Termo de Cooperação Técnica é fundamental para fortalecer a educação, especialmente nos lugares mais distantes da capital. “A educação se faz em parceria em todos os níveis. O Termo é crucial para que possamos avançar e garantir condições básicas na educação”, disse.
Na oportunidade, a titular da Seed, Goreth Sousa, frisou que a cooperação vai contribuir para que a formação do aluno seja mais sólida em toda a vida estudantil, da base até o Ensino Médio. “As crianças das redes municipais de ensino serão os mesmos estudantes da rede estadual numa brevidade de sete anos de vida escolar. Precisamos, então, criar uma linha do tempo que dê garantia para que estas crianças cheguem bem ao sistema estadual e que, principalmente, concluam sua vida escolar com a qualidade”, concluiu.
A Seed e os secretários de educação dos 16 municípios amapaenses vão fazer novo encontro em 3 de abril para concluir o Termo de Cooperação Técnica. Na ocasião, também será discutida a formação da câmara técnica de gestão da Rede de Colaboração.
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