Agricultores do Mazagão recebem treinamento sobre plantio da mandioca
Produtores receberão instruções sobre o uso da máquina de plantio e de colheita da mandioca
Ideia é levar tecnologia aos agricultores para que aumentem a produtividade
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap) irá promover na próxima quinta-feira, 23, no assentamento Piquiazal, em Mazagão o programa “Dia de Campo”. A iniciativa vai demostrar aspectos técnicos e práticos sobre a cultura da mandioca dentro do Sistema de Produção Integrada.
Na oportunidade serão repassadas instruções sobre o uso da máquina de plantio e de colheita da mandioca. Estarão presentes os agricultores familiares da região e adjacência, além de acadêmicos do curso de agronomia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), compus com instalações no município e alunos da escola família agrícola.
De acordo com o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rurap, Ely Silva, a cultura da mandioca é uma das mais importantes do Amapá. Para ele, é a mais praticada pelos agricultores, além do retorno econômico, tem a função social de geração de emprego e é um produto mais utilizado na região amazônica.
“Nossa ideia é levar tecnologia para que os agricultores consigam nas mesmas áreas de produção aumentar a produtividade e diminuir o esforço físico. O governo tem feito investimento na aquisição de plantadeira que são utilizadas no plantio mecanizada da mandioca o que fortalece a produção. Outro benefício é o acompanhamento técnico para que os agricultores consigam fazer uso destes equipamentos”, destacou.
Atualmente, o Estado conta com mais de 22 mil agricultores envolvidos diretamente na cultura da mandioca, em sua maioria, trata-se de pequenos produtores que trabalham em média com 1 hectare de terra, o que corresponde em média a utilização voltada para o seguimento de 18 mil hectares.
O cultivo avança nos municípios. Em Itaubal está sendo instalado uma fábrica para a produção de fécula de mandioca, em outros casos, existem levantamentos de ampliação da área de produção.
O trabalho iniciou em 2015 com a socialização de informações tecnológicas, com orientações sobre a seleção de sementes para plantio em novas áreas e na diminuição da disseminação de plantas infestadas com pragas.
Os próximos municípios que deverão receber os técnicos do Rurap são Porto Grande, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!