Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo lança nesta sexta programa que vai beneficiar jovens de baixa renda

Jovens terão direito à meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos

Por Redação
23/03/2017 12h06

Beneficiários serão jovens entre 15 a 29 anos que pertencem à família com renda até dois salários

Nesta sexta-feira, 24, será realizado o lançamento do programa Identidade Jovem, mais conhecido como ID Jovem. A solenidade ocorrerá no Palácio do Setentrião às 10 horas e contará com a presença do secretário nacional da Juventude, Assis Filho, além de representantes de entidades como a União Estadual Estudantil (UEE), União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa) e acadêmicos de diversas instituições de ensino superior.

O programa foi lançado pelo governo federal em dezembro de 2016 e visa assegurar o direito à cultura e à mobilidade dos jovens de baixa renda, dispondo sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artísticos-culturais, esportivos e reservas de vagas nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual, sendo duas vagas com desconto de 50% e duas gratuitas.

Os beneficiários serão jovens de idade entre 15 a 29 anos que pertencem à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O agente operador do programa será a Caixa Econômica Federal (CEF) em conformidade com o decreto nº 8.537/2015.

No Amapá, mais de 80 mil jovens estão aptos para aderir ao ID Jovem. A meta, segundo a secretária extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), Joelma Santos, é incluir nesta primeira etapa 30%, equivalente a 24.173 jovens.

“Nosso objetivo é consolidar o programa no Amapá e fazer que cada vez mais jovens tenham acesso ao benefício, através de um fortalecimento de ações em nível de Estado e municípios”, destacou Joelma.

Está em planejamento articulações nos 16 municípios. As ações deverão ocorrer a partir deste mês, com acompanhamento técnico da Sejuv e de um monitor regional da Secretaria Nacional da Juventude.

Emissão
A ID Jovem é virtual. Para poder ter uma carteirinha Identidade Jovem, é preciso baixar o aplicativo ou solicitar a emissão no site da Caixa Econômica Federal e no momento da aquisição do ingresso, na portaria ou entrada do local de realização do evento apresentar a ID Jovem, acompanhada de documento oficial com foto.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!