Ribeirinhos aprimoraram conhecimento sobre manuseio de plantas medicinais
Exposição de produtos naturais produzidos pelo Iepa foi momento de troca de conhecimento
Governador Waldez participou do encontro que levou conhecimento aos moradores de Mazagão
A união do conhecimento empírico com o científico trouxe aos trabalhadores da Vila Betel, na região do Ariramba, município de Mazagão, maiores oportunidades de crescimento. As palestras e cursos foram ministrados na ação realizada pelo Governo do Amapá, entre os dias 23 e 25. O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) ministrou palestras e orientações sobre o uso racional e seguro de plantas medicinais e produtos naturais aos moradores.
Alonsio Sena é pai de 7 filhos e disse que o momento foi um encontro entre pessoas com conhecimentos diferentes sobre determinadas plantas e troca de ideias. “Criei meus filhos e cuidei deles quando estavam doentes somente à base das plantas medicinais. Hoje aprendi mais formas de manusear essas plantações em meu quintal. É muito bom saber que a palestra nos dá um norte na hora de cuidar da saúde de nossos filhos, pois muitos de nós não temos condições de se deslocar até a cidade em busca de hospital”, declarou.
O Iepa apresentou aos ribeirinhos diversas formas de desenvolver a extensão comunitária dentro da região. Na ocasião, os profissionais apresentaram a técnica de cultura de tecidos vegetais desenvolvida pelo laboratório de biotecnologia.
Danila Araújo e Amanda Almeida são técnicas do Iepa. Para elas, o encontro com a comunidade foi marcado pela troca de conhecimento. “Eles precisavam saber da dosagem certa na hora de medicar seus filhos e até mesmo na hora de se alto medicarem com chás das plantas medicinais, tudo através da palestra. Também aprendemos com eles que as plantas medicinais têm o poder de salvar vidas e que podem fazer parte da saúde da família, desde que usadas de forma racional e segura”, afirmam as palestrantes.
O evento encerrou com exposição de plantas medicinais e produtos naturais produzidos pelo Instituto aos moradores.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!