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Manutenção da BR-156 garantiu segurança de tráfego nos trechos sul e norte

Governo do Amapá realizou a manutenção nos anos de 2015 e 2016. Desde janeiro, trabalho passou a ser executado pelo Dnit

Por Redação
28/03/2017 14h55

No sentido sul da BR-156, dando acesso ao Vale do Jari, cerca de 240km ainda precisam ser pavimentados

O Governo do Amapá teve um papel importante na conservação e manutenção das áreas não pavimentadas dos trechos sul e norte da BR-156 nos últimos dois anos. O serviço foi executado enquanto o Estado realizava as tratativas com a bancada federal junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para o asfaltamento de ambos os trechos.

O trabalho realizado através de um convênio entre os dois órgãos garantiu que não houvesse ocorrências graves de atoleiro, evitando o isolamento terrestre dos municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari e demais regiões do Estado neste período. Desde janeiro, o serviço voltou a ser realizado pelo Dnit.

Na segunda-feira, 27, ocorreu a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação dos 106 km do trecho norte da rodovia, que vai do Distrito do Carnot (Calçoene) até o rio Curipi (Oiapoque). O asfaltamento da área vem ao encontro dos anseios dos moradores dessa região.

O titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Jorge Amanajás, destacou o trabalho do governo enquanto estava responsável pelos serviços de conservação da BR-156. Ele explicou que no início da gestão do governador Waldez Góes foi regularizado o pagamento das empresas que prestavam os serviços. Os débitos estavam atrasados desde setembro de 2014 e a regularização permitiu a renovação do convênio com o Dnit por mais dois anos.

“O Governo do Amapá não só garantiu que nesse período a BR-156 ficasse em condições de tráfego, como também teve uma atuação decisiva para que hoje ocorresse a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação do trecho norte da rodovia”, explicou.

O governador Waldez Góes destacou que a pavimentação da rodovia vai permitir a integração do norte do Estado com as demais regiões, promovendo o desenvolvimento do Amapá de forma igualitária. “Sempre tratei a integração entre os municípios como uma prioridade. Lembrando que a malha rodoviária do Amapá terá profundas modificações ao longo dos próximos anos, ampliando a oportunidade de desenvolvimento do Estado e levando, acima de tudo, segurança e mobilidade para nossa população”, frisou.

No sentido sul da BR-156, dando acesso ao Vale do Jari, cerca de 240km ainda precisam ser pavimentados. Nessa área, o Governo do Amapá assumiu a responsabilidade de pavimentar o quarto lote, de 61 quilômetros, desde o início do quilômetro 21 até a ponte do Rio Vila Nova. Dois lotes serão executados pelo DNIT e o outro pelo Exército Brasileiro.

O plano de integração deverá seguir com a construção da ponte do rio Jari. O Governo do Amapá e a bancada federal têm atuado junto ao Ministério das Cidades e a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, demonstrando o interesse do Estado em retomar as obras da ponte. Foi criado um grupo de trabalho em parceria com a Prefeitura de Laranjal do Jari para acelerar os processos administrativos para a retomada da obra que interligará o Amapá ao Pará, por meio do Distrito de Monte Dourado, município de Almerim.

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