Profissionais seguem em formação sobre Programa de Educação em Tempo Integral
Evento contou com reflexões acerca da matriz curricular diversificada, tutoria, estudo orientado e práticas pedagógicas.
Capacitação dos profissionais que vão atuar nas Escolas em Tempo Integral segue até sexta-feira
O terceiro dia de formação das equipes das Escolas do Novo Saber, realizado na quarta-feira, 29, foi dedicado às reflexões acerca das práticas pedagógicas, matriz curricular diversificada, tutoria e estudo orientado. A formação é realizada pelo governo do estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e faz parte do processo de implantação das escolas em tempo integral na rede pública estadual de ensino.
A formação acontece durante toda a semana e conta com a participação dos profissionais aprovados nos editais para atuarem no Ensino Médio Integral, docentes, diretores e coordenadores, além de técnicos da Coordenadoria de Implantação do Ensino em Tempo Integral da Seed.
De acordo com a consultora pedagógica Cássia Moreira, do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro da Seed na implantação da nova metodologia de ensino, o novo programa prioriza uma formação mais humanística, considerando o protagonismo juvenil.
“A espinha dorsal do programa é o projeto de vida do aluno. E esse projeto a gente não pode pensar só em termos profissionais, ou continuidade de estudo, ele tem que ser fortemente estruturado na formação física, na formação de valores e competências necessárias para que esse jovem possa encarar o mundo do trabalho e o século 21”, reforçou Cássia.
A formação é necessária para que seja feito um alinhamento de informações e que a metodologia seja apresentada às equipes para facilitar a comunicação entre secretaria, diretores e escola, além de oferecer melhor suporte a todas as unidades escolares que terão o Ensino Médio em Tempo Integral. Outro ponto destacado pela consultora do ICE é a figura do professor tutor como potencializador da aprendizagem e a implementação das disciplinas eletivas na grade curricular desses alunos.
“O professor tutor vai potencializar e muito a disposição do estudante para a aprendizagem. Quanto às disciplinas eletivas, elas serão aliadas à base nacional, com o diferencial de serem bastante dinâmicas e com atividades lúdicas”, frisou.
O modelo de Ensino Médio em Tempo Integral visa cumprir as determinações da meta 6 das legislações federal, que corresponde ao Plano Nacional de Educação (PNE), e estadual, representada pelo Plano Estadual de Educação (PEE). No Amapá, 8 unidades escolares passarão a adotar esse modelo de ensino a partir da próxima segunda-feira, 3 de abril. Em Macapá, as escolas Tiradentes, Colégio Amapaense, Raimunda Virgolino, Maria do Carmo Viana e José Firmo. Já em Santana são os colégios Augusto Antunes, Alberto Santos Dumont e Elizabeth Esteves.
O encerramento das atividades será na próxima sexta-feira, 31, com a elaboração do Plano de Ações.
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