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Escola em Tempo Integral é realidade no Amapá

Cerca de 1.300 alunos serão beneficiados com o novo modelo de ensino e gestão

Por Redação
31/03/2017 12h34

Aulas iniciam nesta segunda-feira em oito escolas que adotaram novo método de aprendizado

A partir de segunda-feira, 3, os estudantes da rede estadual vivenciarão um novo modelo de ensino que já é referência no mundo todo. Cerca de 1.300 alunos da primeira série do Ensino Médio serão contemplados com oito Escolas do Novo Saber (Escolas em Tempo Integral). As aulas iniciam com uma programação especial de acolhimento.

A Escola do Novo Saber iniciará um novo momento para a educação amapaense. O processo de ensino-aprendizagem no modelo de ensino integral dará mais dinamismo às aulas com conhecimentos integrados para o melhor desenvolvimento intelectual e social dos alunos. Serão contempladas as escolas: Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá; e Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana.

Os estudantes vão vivenciar uma forma inovadora de aprender e de participar com mais entusiasmo das atividades escolares. Além das matérias comuns, eles terão a oportunidade de participar de projetos integradores, que trabalham atividades nos campos da cidadania, ciências políticas e ética, cultura e artes, esporte e lazer, direitos humanos, educação ambiental, entre outros. O objetivo é ir além do tradicional, promovendo a formação integral do jovem autônomo, solidário e competente para a vida e mercado de trabalho.

Nos primeiros dias de aula, 3 e 4 de abril, os estudantes das Escolas do Novo Saber serão recebidos com uma programação de acolhimento com atividades diversificadas. No dia 3, as aulas iniciam excepcionalmente às 13h20. O atendimento especial para pais e responsáveis pelos alunos será a partir das 17h30. Do dia 4 em diante, as aulas serão de 7h30 às 17 horas, somente para os alunos da 1ª série do Ensino Médio. As aulas para as demais séries, de ensino regular, iniciam em 5 de abril.

A programação contará com a participação de 45 estudantes do Ginásio Pernambucano, de Pernambuco. A unidade é a primeira escola que adotou esse tipo de modelo pedagógico e gestão no Brasil. Eles vão compartilhar com os alunos amapaenses as experiências e os benefícios da Escola em Tempo Integral como desenvolvimento intelectual, emocional e social.

Seleção
A escolha das oito escolas ocorreu por meio de estudo e visitas técnicas de profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), considerando localização, estrutura física e número de alunos. A relação da seleção foi analisada e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).

Investimento
O Governo estadual já investiu cerca de R$ 1 milhão do programa do Amapá. Esse recurso foi destinado para alimentação e infraestrutura. Além disso, o governo federal já repassou R$ 674 mil ao Estado para investimento em equipamentos, insumos, transporte e merenda. Ao longo do ano, mais de R$ 2 milhões serão investidos pelo governo federal nas Escolas do Novo Saber.

Diálogo
A equipe de implantação do programa de Educação em Tempo Integral (ETI) da Seed realizou uma série de visitas às escolas que terão a nova modalidade de ensino. Os encontros serviram para apresentar aos professores e demais técnicos das unidades escolares o funcionamento do ensino médio integral nessas escolas, bem como a metodologia e o processo de seleção da equipe gestora, professores e coordenadores pedagógicos que atuarão nesses colégios de tempo integral.

Equipe pedagógica
A equipe pedagógica foi formada por meio de processo seletivo interno realizado da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em janeiro deste ano. O processo definiu diretores, diretores adjuntos, secretários escolares, professores e coordenadores pedagógicos para atuarem nas Escolas do Novo Saber. A seleção obrigatória está prevista no Decreto nº 4.446/2016 que cria o programa de Educação em Tempo Integral na rede estadual de ensino do Amapá e pela Portaria do Ministério da Educação nº 1.145 de 10 de outubro.

Os 141 profissionais da educação selecionados receberam capacitação para conhecer melhor a pedagogia escolar e a integração das atividades e disciplinas. Eles participaram de workshops, seminários e uma programação intensiva em cooperação entre a Secretaria de Educação, Instituto Natura, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação e Instituto Sonho Grande.

Ensino
A Escola do Novo Saber tem sua metodologia focada na base nacional comum e na parte diversificada. Ambas se complementam para auxiliar os estudantes a construírem seu Projeto de Vida. O programa tem por objetivo principal o planejamento, execução e a avaliação de um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão.

As disciplinas da base diversificada serão ministradas pelos mesmos professores da base curricular comum, os quais receberam capacitação para desenvolver essas atividades. As disciplinas da área diversificada são: Projeto de Vida, Pós Médio, Estudo Orientado, Práticas Experimentais e Disciplinas Eletivas. Desta forma, os alunos terão a oportunidade de agregar ao currículo escolar atividades de campos diversos.

Carga horária
O horário de aula será das 7h30 às 17 horas. A carga horária estabelecida deve ser de, no mínimo, 37,5 horas semanais (7h30min diárias), com um mínimo de cinco horas de aulas de língua portuguesa, cinco de matemática e oito horas destinadas a atividades da parte flexível do currículo. Além de 19,5 horas para as demais disciplinas obrigatórias e optativas.

Alimentação
Os alunos das turmas de ensino integral terão direito a três refeições ao dia, por conta da carga horária das aulas. São elas: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Como a maioria das escolas ainda não possui uma cozinha estruturada para o preparo do almoço, a alimentação será oferecida no sistema self-service, dando autonomia aos estudantes na hora da escolha da alimentação. A empresa responsável pelo fornecimento desse almoço foi licitada pela Seed. As escolas que possuem cozinha ficarão responsáveis pelos preparos dessa alimentação.

Infraestrutura
Os serviços de manutenção nas oito Escolas do Novo Saber (Escolas em Tempo Integral) iniciaram em fevereiro deste ano e foram intensificados. As unidades estão recebendo reparos na rede elétrica, hidrossanitária, telhados, pintura, entre outros serviços. Em algumas unidades, houve atraso na entrega dos materiais, por isso, os últimos reparos terão continuidade após o início das aulas, sem comprometimento no calendário escolar. O aumento da demanda e o período chuvoso também comprometeram os prazos.

A reforma geral e ampliação predial estão previstas para acontecer no segundo semestre de 2017, com o início das férias escolares. Serão construídos cozinhas, refeitórios e vestiários, entre outros ambientes, zelando pelo conforto e comodidade adequados aos alunos e profissionais da educação em prol da qualidade de ensino. As necessidades de cada unidade foram estabelecidas junto com os gestores escolares durante as visitas da equipe técnica da Seed em dezembro de 2016 e foram validadas pelo MEC.

Marcos legais
Os Programas de Educação Integral encontram apoio na legislação brasileira, já que o direito ao pleno desenvolvimento das pessoas está pressuposto nos principais marcos legais do país, entre eles: Constituição Federal/ 88, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/ Lei nº 9.394/96), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE/ 2007), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE) I e II e o Plano Estadual de Educação (PEE/ 2015-2025).

O Plano Estadual de Educação prevê na meta 6 a oferta da educação em tempo integral até o final da vigência deste Plano, em no mínimo 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos estudantes da Educação Básica. Para 2018, a expectativa é que o Amapá tenha, pelo menos, 16 Escolas do Novo Saber.

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