Manutenção das Escolas em Tempo Integral é intensificada
Unidades receberam reparos na rede elétrica, hidrossanitária, telhados e pintura
Reforma geral e ampliação predial estão previstas para acontecer no segundo semestre de 2017
Os serviços de manutenção nas oito Escolas do Novo Saber (Escolas em Tempo Integral) serão intensificados até domingo. O objetivo é dar celeridade nas obras, para que as unidades estejam preparadas para receber os alunos que integrarão um projeto pioneiro e inovador no Amapá.
As escolas selecionadas para ofertarem o Tempo Integral no Amapá: Tiradentes, José Firmo do Nascimento, Maria Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino, Colégio Amapaense, Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanços Steves, receberam reparos na rede elétrica, hidrossanitária, telhados, pintura, entre outros serviços. Em algumas unidades houve atraso na entrega dos materiais. Por isso, os últimos reparos terão continuidade após o início das aulas, sem comprometimento no calendário escolar.
De acordo com a coordenadora de rede física da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Ana Kelen Souza, a parte interior e a cobertura das salas de aulas estão concluídas, além dos banheiros, estrutura elétrica e serviços de limpeza e capina. As demais áreas serão finalizadas nas próximas semanas.
“As quadras poliesportivas por receberem uma pintura e tinta específicas que leva mais tempo para secagem, serão concluídas até o final de abril, assim como os muros das escolas, que foram deixados por último por serem da parte externa”, informou a coordenadora.
As primeiras obras de manutenção nas oito escolas tiveram início em fevereiro. As necessidades de cada unidade foram estabelecidas junto com os gestores escolares durante as visitas da equipe técnica da Seed em dezembro de 2016 e foram validadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Conforme a coordenadora da Rede Física, no decorrer dos reparos surgiram novas demandas, o que levou a mudança do prazo de conclusão. “Para atender todas as necessidades emergenciais das escolas tivemos que administrar as adversidades do tempo, com o período chuvoso que também diminuiu o ritmo dos serviços”, esclareceu.
A reforma geral e ampliação predial estão previstas para acontecer no segundo semestre de 2017, com o início das férias escolares. A ideia é evitar transtornos e avançar o ritmo das obras nesse período. Serão construídos cozinhas, refeitórios e vestiários, entre outros ambientes, zelando pelo conforto e comodidade adequados aos alunos e profissionais da educação em prol da qualidade de ensino.
Os laboratórios experimentais das escolas José Firmo do Nascimento, Tiradentes, Maria do Carmo, Colégio Amapaense em Macapá e Augusto Antunes, Elizabeth Esteves, em Santana, estão com a parte predial pronta. Essas unidades já possuíam estes espaços, mas precisaram de reformas. Já as escolas Raimunda Virgolino e Santos Dumont, também em Santana, tiveram a adaptação de duas salas de aula que foram transformadas em laboratórios provisórios, até a construção das salas específicas, prevista para o segundo semestre deste ano.
Os materiais de uso dos laboratórios estão sendo licitados, e devem ser entregues até o final do mês de abril. A ausência do mesmo não compromete a realização das atividades pedagógicas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!