Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUNHO VIOLETA

Governo do Amapá realiza em Ferreira Gomes o II Seminário Regional de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Ação integrada da Sesa reuniu forças de segurança e as comunidades de Ferreira Gomes e Porto Grande para o fortalecimento da rede de proteção e combate aos crimes contra a pessoa idosa

Por Sávio de Almeida
18/06/2026 17h27
II Seminário Regional da campanha Junho Violeta contou com coral durante a programação

O Governo do Amapá promoveu nesta quinta-feira (18) o II Seminário Regional de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Integrando a campanha "Junho Violeta", que este ano traz o tema "Idade pede cuidado. Violência é violação", o evento ocorreu na Escola Municipal Jaci Torquato, em Ferreira Gomes, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A iniciativa tem o propósito de fortalecer o diálogo institucional, as competências da gestão pública e a atuação dos conselhos de direitos para garantir um envelhecimento digno à população. Como caráter regional, as atividades do seminário envolveram ativamente o município de Ferreira Gomes, que sediou o evento, e o município vizinho de Porto Grande.

O debate sobre o combate aos crimes contra a terceira idade contou com a exposição da delegada Lívia Pontes, da 5ª Delegacia de Polícia de Macapá, distrito policial de referência no atendimento especializado a pessoa idosa. Em sua intervenção, ela evidencia o papel das forças de segurança e a expansão da rede de apoio no estado.

Delegada Lívia Pontes, da 5ª Delegacia de Polícia de Macapá, distrito policial de referência no atendimento especializado a pessoa idosa

"Estamos hoje em Ferreira Gomes na Escola Municipal Jacinta Torquato em mais uma ação da Operação Virtude. Essa que é uma operação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, mas que aqui no Amapá engrandeceu e abarcou outros atores da rede de proteção à pessoa idosa. E hoje em uma ação da Sesa, estamos vendo justamente a importância da integração dos atores e a importância também dos municípios no fortalecimento da rede, na proteção e no combate a toda forma de violência contra a pessoa idosa", frisou.

A delegada reforçou também o papel coletivo da sociedade e fez um apelo urgente em favor das denúncias. "Proteger a pessoa idosa é um dever de toda a sociedade. Então se você tiver conhecimento de alguma situação de violência perto de você, denuncie! Procure a delegacia mais próxima ou disque 100. O silêncio protege o agressor, a denúncia protege a vítima", concluiu.

A responsável técnica da Saúde da Pessoa Idosa da Sesa, Goreth Assunção, destaca a relevância da união entre as instituições e a sociedade civil para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas idosas no estado.

Goreth Assunção, responsável técnica da Saúde da Pessoa Idosa da Sesa

“A importância do segundo seminário regional é para fortalecer o diálogo institucional entre os municípios. Porque o planejamento estratégico da saúde da pessoa idosa, requer essa comunicação, essa interlocução. Então a integralidade entre as entidades é fundamental para fortalecer o cuidado completo. Idade pede cuidado e combate à violência contra a pessoa idosa”, destacou.

Para ampliar a rede de proteção, a ação aconteceu em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejup), Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Associação Brasileira de Alzheimer e Outras Demências (Abraz - Amapá), Ministério Público do Amapá (MP-AP) além das prefeituras municipais de Ferreira Gomes e Porto Grande.

A importância do acolhimento e da socialização promovidos pelo encontro foi comprovada por quem vivencia essa realidade na prática. A artesã Maria Araújo da Silva, de 69 anos, moradora do município de Porto Grande, fez questão de compartilhar sua experiência e deixou um recado sobre o direito de viver plenamente.

Artesã Maria Araújo da Silva, de 69 anos

“Hoje a gente veio a esse evento aqui. Eu acho uma coisa de muita importância para nós que somos idosos ter esses eventos e ter atividades. É uma coisa muito boa para a gente. E eu agradeço muito por isso. E vim a esse evento aqui hoje, estou achando maravilhoso. E isso é uma coisa que engrandece a gente, que a gente não fica em casa pensando: 'porque já estou velho, eu não posso isso, eu não posso aquilo'. A gente pode tudo! E quero pedir também que as pessoas tenham respeito pelos idosos, que nós merecemos respeito e tudo de bom. A gente fica feliz com um evento desse, fica feliz quando a pessoa trata bem a gente, quando a pessoa dá atenção para a gente. Então tudo isso nos faz bem”, relatou a idosa.

Comunidade e idosos de Ferreira Gomes e Porto Grande participam do II Seminário Regional de Proteção à Pessoa Idosa

A campanha Junho Violeta alerta que as violações contra a pessoa idosa abrangem agressões físicas, psicológicas, patrimoniais, negligência e abandono. O Governo do Amapá reforça que garantir a dignidade desse público é um dever coletivo. Denúncias de maus-tratos ou qualquer tipo de violência podem ser feitas de forma anônima e gratuita por meio do Disque Direitos Humanos, o Disque 100.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde