Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Operação vai analisar mais de 200 ovos de Páscoa em Macapá e Santana

Nesta segunda etapa será observada a quantidade indicada nas embalagens

Por Redação
03/04/2017 12h07

Verificação é realizada no laboratório do Ipem. Pesagem é feita com e sem embalagem

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá (Ipem-Ap) deu início nesta segunda-feira, 3, à segunda fase da operação “Ovos de Páscoa”. A intenção é garantir que o consumidor leve o produto com a quantidade indicada na embalagem corresponde ao que ela contém.

Na primeira fase foram levantadas as certificações referentes aos itens (brindes) que acompanham os ovos. A exemplo do trabalho realizado anteriormente pelos técnicos do Ipem-Ap, serão visitados estabelecimentos comerciais de Macapá e Santana.

Segundo a gerente do Núcleo de Pré-medidos do Ipem no Amapá, Layana Jung, a coleta dos produtos vai acontecer até terça-feira, 4, e a previsão é que 20 marcas sejam analisadas, algo em torno de 270 ovos de páscoa.

“O trabalho é realizado todos anos. Normalmente não encontramos erros quanto à pesagem. Ainda assim, é necessário continuar com as fiscalizações a fim de darmos garantia à sociedade em suas transações comerciais e que a segurança seja preservada diante do que oferece o produto”, destacou.

A verificação é realizada no laboratório da instituição, onde são realizados os procedimentos indicados. A pesagem é feita com embalagem e sem a embalagem, descontando o peso dos brindes. O ovo de chocolate deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem, que corresponde ao peso do produto, desconsiderando a embalagem e os brindes, se houver.

As verificações serão realizadas nos dias 10 e 11 de abril. Os fabricantes serão comunicados e decidirão se enviam ou não um representante para o acompanhamento da perícia.

Se forem encontradas irregularidades, os produtos serão apreendidos, o estabelecimento será notificado e terá dez dias para se defender. Depois, estará sujeito às penalidades previstas em lei.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!