Gestores conhecem preparação de cardápio da merenda escolar
As informações foram repassadas durante o III Encontro de Gestores Escolares para Capacitação em Alimentação Escolar.
O evento buscou conscientizar os gestores sobre o gerenciamento correto e prestação de conta dos recursos da merenda escolar
Gestores de escolas estaduais conheceram nesta quarta-feira, 12, como acontece o preparo do cardápio da merenda escolar. As informações foram repassadas durante o III Encontro de Gestores Escolares para Capacitação em Alimentação Escolar, ocorrido no Sebrae, em Macapá. O evento buscou cosncientizar o corpo administrativo das escolas quanto à importância do gerenciamento correto e prestação de conta dos recursos da merenda, para evitar o bloqueio da verba.
O repasse do recurso estadual destinado à merenda está atualizado. Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) antecipou os repasses no valor de R$ 3 milhões, incluindo a manutenção. A verba foi depositada para todos os caixas-escolares das escolas adimplentes. Além dos recursos estaduais, as unidades também receberam verba federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Cardápio
O cardápio da merenda escolar é criado pelo Núcleo de Alimentação Escolar (Nae) da Seed, passa por aprovação do Conselho de Alimentação Escolar (Cae) e é executado sob a responsabilidade dos gestores escolares de cada unidade. Ele é planejado de acordo com o recurso disponível, modalidade de ensino e peculiaridades da região, respeitando a cultura da população e a oferta dos alimentos dos agricultores e fornecedores locais.
A rede estadual de ensino conta com o apoio de nutricionistas nas escolas onde são feitas as avaliações nutricionais, teste de aceitabilidade e atividades de educação nutricional desenvolvidas por meio de oficinas, palestras e orientação sobre a relevância da alimentação correta, especialmente, no processo de ensino-aprendizagem.
Gerenciamento da merenda
O diretor da Escola Estadual Maria Angélica Pereira, José Benedito Andrade, reconhece que o gerenciamento correto dos recursos é fundamental para que os estudantes tenham a alimentação garantida nas escolas. “Temos que ter capacidade técnica e muita responsabilidade para evitar o bloqueio dos recursos. Aqui, estamos recebendo todas as orientações necessárias para fazermos o gerenciamento seguro e a execução adequada da merenda escolar”, avaliou.
O programa Merenda em Foco também foi debatido na reunião. A iniciativa busca facilitar a captação de recursos federais, fomentar o desenvolvimento econômico regional e garantir merenda escolar de qualidade por meio da valorização da agricultura local e da cultura gastronômica dos estudantes de cada região, a exemplo das comunidades indígenas e quilombolas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!