Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seed e Sejuv anunciam parceira para o cadastramento de estudantes no programa ID Jovem

Programa garante benefícios como meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.

Por Redação
13/04/2017 09h19

Reunião entre representantes das duas secretarias definiu detalhes da parceria para o cadastramento dos estudantes no ID Jovem

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) confirmou parceria com a Secretaria de Políticas para Juventude (Sejuv) visando o cadastramento de beneficiários ao programa Identidade Jovem (ID Jovem). O objetivo é assegurar o direito à cultura e à mobilidade aos jovens amapaenses.

Durante encontro entre a secretária de Educação em exercício, Keuli Baia, técnicos da Seed, secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude do estado, Joelma Santos, e técnicos da Sejuv, foram definidas as ações em parceria. A Seed vai intermediar a conversação com os gestores das escolas da rede estadual para divulgação do programa nas salas de aula, além de ceder espaços como quadra poliesportiva e laboratórios de informática educativa (LiEd’s), para ações de cadastramento de beneficiários do programa pela Sejuv.

“Garantir a parceria vai possibilitar que mais jovens tenham acesso ao programa, principalmente uma parcela de estudantes da rede estadual que se enquadra no perfil do ID Jovem”, reforçou a secretária Keuli Baia.

O ID Jovem garante que brasileiros de 15 a 29 anos, de famílias de baixa renda, tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, de acordo com a Lei nº 12.933/2013 e em conformidade com o Decreto nº 8.537º/2015.

A secretária da Sejuv, Joelma Santos, destacou que cerca de 85 mil jovens amapaenses estão aptos a ter acesso ao benefício. A partir do dia 8 de maio, a Caravana da Juventude vai percorrer a capital e o interior do Estado para realizar o cadastramento de beneficiários.

“Estamos em um esforço concentrado com as prefeituras e a Secretaria de Educação para levar o benefício ao maior número possível de amapaenses. Nossa meta é cadastrar pelo menos 30 mil jovens nessa primeira etapa”, pontuou Joelma.

Um cronograma de atendimento na capital e interior será divulgado pela Sejuv nas próximas semanas.

Sobre o programa ID Jovem

Criada pelo Decreto nº 8.537/2015, a Identidade Jovem, ou ID Jovem, é o documento emitido pelo governo federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude: meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização); e reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

Emissão

A emissão gratuita da identidade será feita somente por meio virtual, por meio de aplicativo ou no site da Caixa Econômica Federal. A estimativa é que ela beneficie 14,8 milhões de brasileiros pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários-mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O documento dará ao jovem o direito à meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos e garantirá a reserva de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% em ônibus de viagens interestaduais, barcas e trens.

Como fazer

Pela Internet, com o NIS (Número de Identificação Social), o jovem deverá acessar o site da ID Jovem, preencher os dados que forem solicitados e gerar o cartão. Para utilizar, será necessária a impressão da imagem do cartão e a apresentação no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Já pelo aplicativo para smartphones, basta fazer o download do aplicativo da ID Jovem, preencher o NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar a imagem do cartão. Neste caso, não é necessário imprimir, apenas apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!