Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital de Laranjal do Jari inaugura primeira sala de atendimento às vítimas de violência

Com a inauguração da sala, hospital torna-se referência no acolhimento de mulheres no Amapá.

Por Redação
16/04/2017 14h49

A sala é a primeira construída com esse fim, de todos os hospitais do Estado.

O Hospital Estadual de Laranjal do Jari, na região Sul do Amapá, inaugurou uma sala especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência. A sala é a primeira construída com esse fim, de todos os hospitais do Estado.

Além de elevar o número de atendimento às mulheres vítimas de violência, a unidade passará a oferecer, gratuitamente, o serviço de brinquedoteca para os filhos das vítimas que ficam ociosos durante os atendimentos e, também, às crianças internadas naquela casa de saúde.

Ao darem entrada no hospital, as vítimas recebem acolhimento com escuta qualificada de profissionais e são feitas as notificação dos casos. Depois, as pacientes são encaminhadas para a rede de assistência às mulheres e crianças.

"As vítimas recebem atendimento clínico ou cirúrgico conforme cada situação e prescrição médica", reforçou a diretora do hospital, Irlany Queiroga. Ela acrescentou que a inauguração da sala permite um atendimento mais humanizado às mulheres que sofrem de violência doméstica. "Essa humanização será de fundamental importância para elevar a autoestima das vítimas”, frisou.

Presente na inauguração, a secretária Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), Aline Gurgel, ressaltou que o hospital é uma referência e um modelo na atenção à saúde da mulher. “Quem atua no trabalho de acolhimento às mulheres, sabe da importância de uma sala direcionada para esse fim. As mulheres sentem-se desconfortáveis e constrangidas ao serem atendidas junto com outras pessoas. Agora, o hospital de Laranjal do Jari torna-se uma referência nesse tipo de atendimento, com técnicos especializados na área”, enfatizou a gestora.

O hospital é gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e inclui maternidade, salas de emergência e de pré-parto e centro cirúrgico. O atendimento às vítimas de violência é feito por psicólogos e assistentes sociais. São feitos atendimentos em pacientes de municípios vizinhos como Vitória do Jari, Monte Dourado, Munguba e todo o Vale do Jari e comunidades ribeirinhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!