Conselhos Comunitários de Segurança pedem apoio do governo
Governador Waldez Góes se comprometeu em estruturar os conselhos, que cumprem papel importante na segurança pública.
Representantes dos conselhos expuseram as dificuldades ao governador Waldez Góes, deputada estadual Marilia Góes e equipe de governo
Os integrantes da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Amapá (FEASP) foram recebidos nesta terça-feira, 18, no Palácio do Setentrião, pelo governador do Amapá, Waldez Góes. Na oportunidade, as lideranças solicitaram apoio do governo do estado para estruturação de um espaço físico e legalização da situação jurídica para melhorar o funcionamento da entidade.
Atualmente, o estado do Amapá possui 26 Conselhos de Segurança de bairros, todos com problemas de inadimplência na Receita Federal por falta de prestação de contas. Estima-se que o débito chegue a R$ 24 mil. A entidade dá apoio à polícia estadual. São grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções dos problemas relacionados à segurança pública.
O encontro foi intermediado pela deputada estadual, Marília Góes (PDT), que esteve reunida na semana passada com os presidentes dos Conselhos, e levou ao chefe do Executivo as principais solicitações, entre elas: um espaço físico para servir de sede da FEASP, assim como materiais e móveis de escritório e um veículo para realização dos trabalhos nos bairros.
O presidente do Conselho de Segurança do bairro Congós, José Elenildo Costa, destacou que a falta de local e carro para a locomoção atrapalha muito o trabalho junto à população. “Somos acionados pelos moradores constantemente, mesmo com a toda dificuldade, estamos dando apoio à polícia. O apoio do governo do estado, neste momento, será primordial para melhor a execução das nossas atividades”, disse o presidente.
Em resposta aos pedidos, o governador Waldez Góes autorizou que a equipe de governo verifique junto às secretarias um espaço que possa acomodar os integrantes dos conselhos para que possam realizar suas reuniões e receber a comunidade. Além disso, serão garantidos por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp), os equipamentos de móveis e materiais de escritório.
“Queremos, cada vez mais, estreitar a relação da comunidade com os órgãos de segurança pública, pois eles têm um papel importante de parceria no dia a dia das polícias. Mesmo com todas as dificuldades, vamos garantir as soluções para estas demandas, o que irá ajudar no trabalho ostensivo na área de segurança pública e que eles continuem cooperando entre si”, afirmou Góes.
Participaram da reunião os presidentes dos Conselhos de Segurança dos bairros Marabaixo, Perpétuo Socorro, Fazendinha, Santana, Gongós, Novo Horizonte, Cuba de Asfalto e Nova Esperança, além dos secretários de Estado do Planejamento, Antônio Teles Júnior, de Segurança Pública, Ericláudio Alencar, e o procurador do Estado Julhiano Avelar.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!