Amapá avança no diálogo para fortalecer cooperação internacional
Abertura da ponte binacional do Rio Oiapoque impulsionou discussão sobre as relações internacionais.
Agência Amapá e Sebrae já desenham a construção do Plano Estadual de Cooperação Internacional
Com foco no fortalecimento da cooperação internacional entre países nos eixos em desenvolvimento econômico, da solidariedade internacional e da integração latino-americana, o governo do Estado realizou nesta quarta-feira, 19, em Macapá, a terceira reunião do Fórum Amapaense de Gestores de Relações Internacionais (Fagri/AP). O evento é uma parceria da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O fórum é constituído por secretários, coordenadores e assessores que realizam relações internacionais no Estado e municípios amapaenses. Trata-se de mais uma ferramenta para alavancar a cooperação internacional no Amapá e criar um programa de internacionalização do Estado.
“Esse é um momento em que unimos planos, diálogos, capacitações, troca de experiências, boas práticas, estudos e outros assuntos. Tudo para chegarmos a um único objetivo que é fortalecer as nossas ações estratégicas de cooperação internacional, um papel muito importante para o desenvolvimento de regiões, principalmente, com a abertura da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque, que é um dos símbolos dentro do projeto de cooperação, celebrado por meio do Acordo de Cooperação Brasil-França” destacou a relações internacionais da Agência Amapá, Lidiane Vieira.
Para a assessora de Relações Internacionais do Sebrae/AP, Thainá Peixoto, o Fagri/AP é um momento de consolidação de ações e um propulsor de novos encaminhamentos. “O Sebrae é um grande apoiador de medidas que contribuem para o desenvolvimento do Estado, e as relações internacionais estão, diretamente, ligadas nesse tipo de movimento. A aproximação com a Guiana Francesa nos força a, cada vez mais, promover ações que tenham como objetivo o diálogo, o debate sobre novos acontecimentos. E, dessa forma, nós vamos encontrando ferramentas que nos permitam dar respostas positivas à sociedade como um todo, no que diz respeito aos avanços na nossa fronteira” avaliou Thainá Peixoto.
O fórum também atraiu o público acadêmico. Foi o caso de Ediane Gomes, 19 anos, que cursa o quarto semestre de Relações Internacionais na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Para ela, o encontro foi importante por mostrar vários caminhos. “Eu vim participar com muita curiosidade, pois, na sala de aula, o nosso campo de visão sobre a carreira é um pouco limitado, e, aqui, eu vejo esses profissionais debatendo diretamente a respeito dos campos de atuação e traçando planejamentos. Então, percebo o papel fundamental que o profissional de Relações Internacionais exerce para o desenvolvimento de um país, Estado ou município”, notou a estudante.
O próximo encontro deve ocorrer ainda neste primeiro semestre com a realização do quarto Fagri/AP, no qual será apresentado o Plano Estadual de Cooperação Internacional, construído com os gestores de Relações Internacionais que compõe o fórum. Também será tratada, no evento, a cooperação transfronteiriça com a Guiana Francesa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!