Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Unidades de saúde do Amapá usarão nomes sociais de travestis, transexuais e transgêneros

A iniciativa é assegurada por lei com base no decreto do Governo Federal 8.727/16.

Por Redação
24/04/2017 18h04

As unidades de saúde do Amapá passarão a usar o nome social de travestis, transexuais e transgêneros em todos os documentos relativos aos serviços públicos de saúde. A iniciativa é assegurada por lei com base no decreto do Governo Federal 8.727/16, que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis ou transexuais, na esfera da administração pública direta, autárquica e fundacional.

Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) irá divulgar o documento nas unidades hospitalares para que os servidores tomem conhecimento do decreto e cumpram a exigência. Foi o que assegurou o secretário de Gestão à Saúde, Paulo Távora, durante reunião com os representantes da Organização Não Governamental Pró-Vida LGBT Amapá. “Vamos divulgar o decreto para que os profissionais de saúde atendam ao movimento LGBT naquilo que lhes é assegurado, priorizando, sobretudo, um atendimento mais humanizado que é um dos pilares do SUS", garantiu.

O presidente da Pró-Vida, Edem Ferreira, informou que os serviços de saúde foram os primeiros a receber a decreto em função do número de relatos de pacientes transexuais que dizem ter sofrido algum tipo de preconceito ou constrangimento, por não poderem usar o nome social. "Com a entrega do documento, queremos dar visibilidade para este decreto que existe a nível nacional, para que haja respeito durante o preenchimento das fichas e prontuários nos hospitais”, ressaltou.

O direito ao uso do nome social é como as pessoas travestis e transexuais escolhem ser chamadas, publicamente. Porém, ele não substitui o nome civil, que são registrados em documentos oficiais como o RG e CPF, por exemplo. Mas, pode ser utilizado na identificação da pessoa em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), laboratórios, entre outros setores da  saúde pública.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!