Samu estadual treina equipe para reativar o serviço em Santana
Equipe conta com 32 profissionais da saúde que vão desenvolver o serviço de urgência móvel no município.
As equipes simularam atendimento com parada cardíaca, retirada de vítimas de acidente de trânsito com capacete e presas entre as ferragens.
O governo do Amapá vai reativar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município de Santana. Para isso, começou a capacitar os profissionais que irão atuar na unidade. O treinamento ocorreu na quarta-feira, 19, e foi coordenado pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu estadual.
Foram 32 profissionais capacitados entre médicos, enfermeiros e técnicos, que vão integrar a equipe no município santanense. Os servidores foram avaliados em duas etapas, com teoria e prática. Para dar agilidade na formação, as aulas foram intensificadas em dois dias. Depois disso, foi feito o treinamento prático, na Praça Cívica de Santana.
O coordenador do Samu estadual, Edemar Rodrigues, informou que o treinamento elencou as situações mais comuns em que o serviço é acionado. "O trabalho que realizamos é muito sério e estávamos sem esse apoio aqui em Santana. Para treiná-los, simulamos as situações de rotina que costumamos atender", explicou.
Em quatro grupos, as equipes simularam atendimento com parada cardíaca, retirada de vítimas de acidente de trânsito com capacete e presas entre as ferragens. Para o enfermeiro Everton Ferreira, que vai compor a equipe, o treinamento é fundamental.
"Nós precisamos de uma equipe para atuar em Santana e, apesar de sermos da área da saúde, solicitamos o apoio do NEU para que a equipe tivesse um treinamento nesse tipo de atendimento em urgência, que é essencial para que possamos prestar esse atendimento com excelência", ressaltou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!