Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Índias produzem carta de agradecimento por oficina de artesanato em Oiapoque

Folhas de mangueira foram utilizadas na confecção de peças artesanais pelas mulheres indígenas.

Por João Clésio
24/04/2017 10h53

Mulheres indígenas de oito aldeias de Oiapoque participaram da oficina de artesanato aplicada pela Secretaria do Trabalho

Trinta e três mulheres de oito aldeias indígenas de Oiapoque, na região Norte do Amapá, participaram de uma oficina de artesanato realizada no dia 20 de Abril, pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Cada uma escreveu uma carta contando a nova experiência, agradeceram ao governo pela oportunidade e a expectativa de colocar em prática as técnicas. O curso fez parte da programação do II Fórum Indígena do Estado do Amapá.

“Tive a oportunidade de aprender a confeccionar tiaras, imã para geladeira e arranjo de flores em miniatura com o uso de folhas de mangueira. Já posso ganhar um dinheiro extra da natureza sem agredir o meio ambiente. O governo e sua equipe não mediram esforços para que a oficina de artesanato fosse uma realidade”, escreveu a professora Gisélia Maciel Gabriel, da Vila Almeida.

A matéria-prima, usada na oficina de beneficiamento de folhas de árvores nativas, tem em abundância na região. As indígenas colheram folhas de mangueiras e apreenderam a aplicar a técnica de esqueletização, que consiste na desidratação da folha para que tenha durabilidade. A oficina foi ministrada pela artesã Maria Servita.

“As mulheres foram bastante atenciosas e dedicadas. Creio que, a partir de agora, elas têm plena capacidade e criatividade para produzir peças artesanais para comercialização. O mais importante é que tudo pode ser extraído do ambiente onde vivem”, disse a instrutora.

As indígenas são das aldeias Tukai, Kumarumã, Manga, Wahá, Pakapuá, Santa Izabel, Samauma e Espírito Santo. De acordo com Junielson Pessoa, gerente de Núcleo do Artesanato da Sete, a ação dentro do Manga foi muito enriquecedora. “É gratificante a troca de experiências com esse público. A Secretaria do Trabalho está de portas abertas para atender este segmento com cursos de qualificação e oficinas para que se tornem potenciais empreendedoras”, concluiu.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!