Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Caesa realiza melhorias no sistema de abastecimento de água no Elesbão, em Santana

Além da melhoria no sistema, a Caesa também estuda a ampliação no fornecimento de água, com a ampliação da rede de distribuição.

Por Redação
24/04/2017 11h19

Serviços melhoraram a qualidade da água que chega às torneiras dos moradores do Elesbão

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) está realizando melhorias no sistema isolado de abastecimento de água no bairro Elesbão, localizado no município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá. A recuperação da estrutura era uma antiga reivindicação dos moradores e visa melhorar a qualidade do produto que chega às torneiras da população.

O trabalho, que iniciou há um mês, está sendo executado via administração direta e consistiu na substituição do filtro decantador do sistema. Antes a capacidade de vazão deste sistema era de 30 metros cúbicos de água por hora, que atendia de forma precária as residências. Atualmente, esta capacidade aumentou para 80 metros cúbicos por hora.

Além do aumento da produção, também houve uma acessível melhora na qualidade do tratamento da água, sendo percebida pela população beneficiada.

"Esse sistema é uma de nossas referências hoje, na Caesa, porque a água que tratamos aqui chega às casas 100% potável e cristalina. Foi uma iniciativa estratégica e econômica, pois estamos reaproveitando a estrutura que não estava sendo utilizada no município de Ferreira Gomes", explicou o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

A dona de casa Odete Santos, de 54 anos, disse que sofreu por anos pela situação e aprovou o trabalho da Companhia. "A água era suja e não dava para usar em nada. A gente tinha que buscar na escola para encher os baldes e vir andando de volta para casa. Agora, a água está limpa, dá para cozinhar e fazer as coisas. Nós agradecemos", declarou.

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Elesbão, Raimundo Moraes, também aprovou o trabalho e destacou o diálogo da Caesa e do governo do estado com a comunidade. "O problema de água aqui durava há muitos anos e prejudicava todas as famílias. Tivemos os primeiros diálogos com a Caesa desde o ano passado e felizmente hoje estamos com água tratada", comemorou.

Ampliação

Além da melhoria no sistema, a Caesa também estuda a ampliação no fornecimento de água. Esse trabalho pode ser feito a partir da substituição da bomba na estação de captação, localizada às margens do Rio Amazonas, por uma de maior capacidade. A mudança ocorrerá até a primeira semana de maio.

Atualmente, a região do Elesbão é formada por cerca de 500 residências. Deste número, aproximadamente 260 residências recebem água tratada. Com a ampliação, o produto chegará a toda a área. “Essa ampliação depende da extensão da nossa rede que atende o bairro. A bomba que será substituída terá a potência necessária para atender. Vamos trabalhar para garantir essa ampliação até o segundo semestre”, informou o diretor-presidente da Caesa.

A companhia também realizou a reforma na casa de química, passarela e na casa de captação do sistema, oferecendo melhores condições para o trabalho de técnicos que operam no local.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!