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Coleta de dados do Censo Escolar encerra nesta terça-feira

Dados são usados no cálculo das taxas de rendimento, aprovação, reprovação e abandono.

Por Redação
24/04/2017 15h23

Encerra nesta terça-feira, 25, a coleta de dados do módulo “Situação do Aluno” do Censo Escolar. Nessa etapa são coletadas informações sobre rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar. Das 396 escolas da rede estadual de ensino, 7 ainda não incluíram os dados da base de informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo não será prorrogado.

Os gestores das escolas estaduais São Tomé do Macacoari, Água Branca do Cajari, São Tomé do Pacuí, Canal do Guimarães, Cubana, Graziela Reis de Souza e Tucano I, todas localizadas na zona rural, devem inserir os dados no sistema Educacenso até o fim desta terça-feira. Ou ainda procurar o setor de Censo Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para auxílio no cadastro das informações. O atendimento na Seed é durante horário de expediente.

Os dados são usados no cálculo das taxas de rendimento – aprovação, reprovação e abandono –, fundamentais para verificação e acompanhamento do rendimento escolar de cada uma das escolas e dos municípios do país.

Segundo o Inep, a coordenação-geral do Censo Escolar sugere que os usuários do sistema Educacenso usem o tempo adicional para conferência e correções de possíveis erros na informação de rendimento alcançado pelos alunos declarados no Censo Escolar 2016.

Etapas

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento da matrícula inicial, quando são colhidas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Na segunda etapa, são fornecidas informações sobre a situação do aluno e considerados os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos estudantes, ao final do ano letivo.

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