Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Cursos de graduação da Ueap passam por avaliações do Conselho Estadual de Educação

Os procedimentos são necessários para a renovação de reconhecimento dos cursos e o recredenciamento institucional.

Por Redação
25/04/2017 14h01

Ao todo, 27 profissionais, entre mestres e doutores de todo o país, são responsáveis pelas avaliações

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) iniciou neste mês, a avaliação para o recredenciamento dos cursos e departamentos administrativos da instituição. O órgão responsável pelo trabalho é o Conselho Estadual de Educação (CEE) que visitou a Ueap para a conclusão do primeiro ciclo referente aos cursos de Letras, Filosofia e Engenharia Ambiental.

Para o segundo ciclo está prevista a visita dos técnicos no período de 2 a 4 de maio, seguido do terceiro ciclo que deverá acontecer nos dias 16 e 17 de maio, para os cursos de Design, Licenciatura em Ciências Agrárias, Licenciatura em Ciências Naturais, Engenharia Florestal e Engenharia de Pesca.

Após o levantamento e as constatações in loco, os avaliadores fazem um relatório que deverá ser encaminhado para a Câmara de Educação Profissional do CEE, onde serão emitidos protocolos de compromissos com prazos para sanar eventuais inconsistências. Os procedimentos são requisitos necessários para a renovação de reconhecimento dos cursos e o recredenciamento institucional. Depois desse processo, os gestores da universidade devem apresentar as demandas ao chefe do Poder Executivo.

O pesquisador da Ueap, Isaias Loureiro Tavares, informou que o primeiro credenciamento da instituição foi feito pelo parecer 22/2007 que autorizou o funcionamento de seis cursos, inicialmente, no prazo de cinco anos. Isto significa que, em 2012, deveria ocorrer o recredenciamento. Mas, isso não aconteceu por situações adversas, como um incêndio no Conselho Estadual de Educação, que causou a perda de alguns documentos importantes.   

Nas avaliações, estão previstas reunião com gestores, professores e acadêmicos, visitas técnicas para perceber o status geral da Ueap, bem como, reavaliar a situação dos cursos, funcionamento dos laboratórios, incentivo à pesquisa, entre outras exigências que primam pela qualidade de ensino. Fazem parte da comissão, 27 profissionais, entre mestres e doutores de todo o país, responsáveis pelas avaliações. 

Ainda referente à universidade, estão sendo concluídos, estudos de viabilidade para novos cursos, entre eles, Engenharia Agronômica, Matemática e Física. Para os interessados em ingressar na Ueap, continuam abertas as inscrições do Processo Seletivo 2017 que oferta 525 vagas até sexta-feira, 28. Mais informações pelos sites www.ueap.ap.gov.br ou www.processoseletivo.ap.gov.br.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!