Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Caesa distribui kits para tratamento de água em comunidade ribeirinha

Entrega foi realizada na Ilha da Croa, no distrito de Carapanatuba. Localidade ainda não possui sistema de tratamento.

Por Redação
25/04/2017 15h48

Técnicos da Caesa fizeram uma palestra para orientar as famílias quanto ao uso adequado e conservação do kit

Oferecer meios para o tratamento de água em regiões isoladas, onde não chega o sistema de abastecimento, é a proposta de um projeto social realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) em comunidades ribeirinhas. A ação consiste na entrega de kits domiciliares em que os próprios moradores poderão produzir água potável.

Recentemente, a equipe técnica da Caesa entregou 22 kits na Ilha da Croa da Pedreira, no Distrito de Carapanatuba, em Macapá. O acesso à localidade é através de barco e a viagem dura cerca de 6 horas. A comunidade é formada por 22 famílias, que ainda não são contempladas por um sistema de abastecimento.

O kit domiciliar é o mecanismo que faz o tratamento da água, vinda de rios ou poços, e a transforma em potável. Esse processo se dá através do uso de sulfato de alumínio, hipoclorito de sódio e cal hidratada. Além desses produtos químicos, o kit é composto por um balde de 50 litros, uma colher de pau e uma colher dosadora.

Os técnicos da Caesa fizeram uma palestra para orientar as famílias beneficiadas quanto ao uso adequado e conservação do kit e, também, como evitar o desperdício de água. “Nós ensinamos sobre a quantidade de cada componente químico que deve ser usado no processo e sobre o tempo que leva para a água ficar limpa. Quando esses produtos acabarem, eles poderão solicitar mais, junto à Caesa”, informou a coordenadora do trabalho técnico social da companhia, Keuren Nascimento.

A coordenadora explicou que, para a água chegar ao estado potável, o uso dos ingredientes é essencial. O sulfato de alumínio clareia a água, o hipoclorito de sódio desinfeta e a cal hidratada e corrige a acidez.

A dona de casa Marilda Moés, de 63 anos, mora na comunidade há mais de duas décadas e aprovou a iniciativa. Considera importante o trabalho desenvolvido pela companhia no local. “A gente passou anos fazendo as coisas em casa, apenas usando a água do rio. Agora, vamos ter uma água melhor para cozinhar e dar para as crianças”, declarou.

A representante da comunidade, Ana Cláudia Dias, disse que a ação ajudará muito a comunidade. Ela atua como pedagoga na escola da localidade e na sua residência funciona um pequeno posto de saúde. Ambos os empreendimentos receberam o kit.

“Os moradores da Ilha da Croa da Pedreira agradecem à Caesa pela iniciativa. Com certeza, a comunidade vai aproveitar e usar da melhor maneira esses kits que recebemos”, disse.

A ação

O projeto kit domiciliar de tratamento de água foi desenvolvido em 2004 pela companhia, mas desde 2007 não era realizado. O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, informou que outras comunidades deverão ser beneficiadas com a iniciativa.

“Estamos atuando no planejamento e na escolha das localidades que serão contempladas. Outras ações como essa serão realizadas ao longo do ano”, informou o gestor.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!