Governo prepara novo convênio para auxiliar municípios
Em reunião com governador, prefeitos levantaram demandas
Além da equipe de governo, estiveram presentes os prefeitos de Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene, Itaubal, Vitória do Jari e Pracuúba.
O Governo do Amapá está em fase de elaboração de um grande convênio para levar aos 16 municípios do Estado serviços nas áreas de Transporte, Saúde, Assistência Social, Urbanização, Saneamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, entre outras ações.O planejamento, que tem à frente a Secretaria das Cidades, tem sido trabalhado em conjunto com os administradores dos municípios.
Na manhã desta sexta-feira, 28, o governador Waldez Góes, recebeu em seu gabinete chefes dos Executivos Municipais de Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene, Itaubal, Vitória do Jari e Pracuúba. Eles apresentaram as demandas prioritárias que devem ser contempladas no convênio. Os secretários de Estado das Cidades, Alcir Matos, de Transporte, Jorge Amanajás, de Inclusão e Mobilização Social, Nazaré Farias, e de Saúde, Gastão Calandrini também participaram da reunião.
O governador ressaltou que passada a etapa de definir as ações, a construção dos instrumentos que oficializarão o convênio será acompanhada pela Procuradoria (PGE) e Controladoria Geral do Estado (CGE).
Neste primeiro encontro, as necessidades mais levantadas pelos prefeitos foram relacionadas à saúde e infraestrutura viária. O governador determinou que o secretário de Transportes verifique a viabilidade de ações providenciais, como tapa-buraco, possível recapeamento e outras manutenções, enquanto o convênio ainda não é concretizado. A médio prazo, a estratégia é montar planos de mobilidade urbana para os municípios.
A secretária Nazaré Farias também instruiu os prefeitos em algumas solicitações relacionadas à Assistência Social do Estado que devem partir da administração municipal.
Góes destacou que quando o convênio estiver em andamento, equipes do Executivo Estadual estarão em campo para acompanhar as atividades e dar apoio. “Não queremos apenas repassar os recursos, mas queremos ajudar na execução do convênio, em todas as áreas, desde ações de limpeza até a arborização dessas cidades”, explicou o governador.
A partir de agora, as equipes técnicas das prefeituras e do Estado passarão a se debruçar no levantamento dos serviços que cada cidade pode firmar a parceria. Na próxima semana, os prefeitos enviarão à capital técnicos e secretários municipais de Saúde para reunirem-se com Gastão Calandrini e a equipe da Secretaria de Estado da Saúde.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!