Governo do Amapá e Sebrae firmam convênio para fomentar educação empreendedora nas escolas
Iniciativa vai possibilitar formação de professores e alunos nas áreas de empreendedorismo e liderança
PNEE já foi implantado em algumas escolas do Estado na capital e já capacitou mais de mil profissionais da educação
O Governo do Amapá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Amapá assinaram nesta quinta-feira, 4, um convênio de Cooperação Técnica cujo foco é a Educação Empreendedora. A cooperação busca desenvolver ações de formação de técnicos da Seed, gestores escolares, pedagogos, professores, bem como alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, nas áreas de empreendedorismo, comportamental, liderança e outros.
A parceria com o Sebrae surgiu de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que buscou o auxílio da entidade para implantar o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) em todo o seu quadro de escolas. “A Secretaria de Educação, acreditando que parcerias enriquecem o trabalho pedagógico e melhoram a aprendizagem das crianças, implanta a educação empreendedora e espera resultados cada vez melhores”, reforçou a secretária Goreth Sousa.
O convênio tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. No projeto, o Sebrae capacita os professores com a metodologia do PNEE e disponibiliza o material para aplicação junto aos alunos, possibilitando que atuem na sala de aula como orientadores. No final do projeto é realizada uma feira, onde são expostos todos os trabalhos que foram realizados durante o curso, inclusive podendo comercializar seus produtos, instituindo uma cultura empreendedora na comunidade.
“O programa trabalha o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. Com isso, estamos formando os empreendedores do futuro. Não estamos medindo esforços para levar essa oportunidade para os jovens amapaenses”, pontuou a diretora técnica do Sebrae, Isana Ribeiro de Alencar.
O PNEE já foi implantado em algumas escolas do Estado na capital e já capacitou mais de mil profissionais da educação. A intenção, agora, é levar a capitação aos educadores que lecionam no interior.
Congresso Beth Brasil Educar
Seis professoras da rede estadual que integraram do projeto Educação Empreendedora no ano de 2016 foram contempladas com a participação Congresso Beth Brasil Educar no período de 10 a 13 de maio. A escolha foi por meio de sorteio do Sebrae que é parceiro do projeto nas escolas. As educadoras ganharam viagem com tudo pago para o evento.
O Programa Educação Empreendedora é um programa nacional, desenvolvido no Amapá pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, e atende alunos desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ensino superior e cursos profissionalizantes, buscando tornar os alunos autônomos, criativos e reflexivos.
O Beth Brasil Educar 2017 é um dos maiores eventos de educação da América Latina, realizado em São Paulo, na Expo Exhibiton e Convention Center e tem como tema este ano “Inovação: Novos Horizontes para a Educação”. Entre as atrações principais estão o Trio Ciência em Show e Augusto Cury.
Durante os quatro dias as educadores poderão ter oportunidade a 133 atividades distribuídas em oito auditórios, com abordagens a assuntos voltados para a Aprendizagem, Práticas de Sala de Aula, Formação de Professores, Gestão e Políticas Educacionais dentre outros.
As professoras contempladas pelo programa são: Elienay Rodrigues Pereira (E. E. Profª Deuzuite Maria de Carvalho Cavalcante), Katia Cilene Marques e Marques Amorim (E. E. Profª Sebastiana Lenir de Almeida), Neli Costa (E. E. Vidal Negreiros), Marilene Ribeiro Pessoa (E. E. Santuário do Perpétuo Socorro), Rosalina Pinheiro Viana (E. E. Elizabeth Picanço Esteves), Kamila de Paula Brito de Oliveira Mourão (Núcleo de Formação Continuada).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!