Estados se unem para criar Plataforma Amazônia Segura
Secretários estaduais querem mais investimentos e participação da União.
Secretários dos nove estados que compões a Amazônia Legal defendem mais investimentos na segurança pública
Os chefes de Segurança Pública dos nove estados que compõem a maior região do País retomaram as discussões para definir prioridades, fontes de recursos e a estratégia de redução da violência e combate ao crime organizado na Amazônia Legal. O encontro ocorreu no primeiro dia do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorre nos dias 4 e 5, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, capital rondoniense.
Dois painéis centraram os trabalhos. No primeiro, os secretários fizeram uma avaliação dos pontos que foram pactuados na 13ª edição do evento – realizada em janeiro, em Macapá – e quais os avanços alcançados para a execução dessas ações junto ao governo federal.
As discussões em torno desta análise levaram a uma concepção unânime entre os representantes de Amapá, Rondônia, Amazonas, Acre, Roraima, Maranhão, Pará, Tocantins e Matogrosso: a Amazônia precisa de mais investimentos da União na segurança pública.
“Não dá para falar de desenvolvimento econômico e social da Amazônia sem que a segurança pública acompanhe esse desenvolvimento. A Amazônia possui características específicas, como muitas florestas, centenas de afluentes, que viram rotas do crime organizado e, principalmente, uma extensa fronteira. Por isto, necessita, e se justifica, de recursos específicos”, ponderou o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá, Ericláudio Alencar.
No segundo painel, foram tratadas as estratégias que podem ser implementadas diretamente pelos estados para a integração da segurança pública na região. Neste quesito, o planejamento apontou para uma atuação integrada entre os órgãos estaduais, especificamente nas fronteiras, para combater os crimes de tráfico internacional de drogas, armas e pessoas.
Para isto, a proposta é estabelecer um Acordo de Cooperação para operações integradas, compartilhamento de informações de inteligência, implantação de um Sistema Integrado de Comando e Controle entre os nove estados, com compartilhamento de bancos de dados e apoio logístico.
Esse conjunto de medidas compõe a proposta que será apresentada nesta sexta-feira, 5, aos governadores: a Plataforma Amazônia Segura. “As prioridades que definimos hoje convergem para estratégias e ações para fortalecer a cooperação operacional e de inteligência das instituições estaduais de segurança pública da Amazônia Legal”, concluiu Alencar.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!