Inscrições para o Enem 2017 começam na próxima segunda-feira
Estudantes terão duas semanas para se inscrever no site do Inep.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abre na segunda-feira, 08, as inscrições para a edição 2017. Os interessados em participar têm até o dia 19 de maio para se inscrever pelo site no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O valor da inscrição é de R$ 68,00.
O portal (http://enem.inep.gov.br/participante) começa a receber inscrições a partir das 10h00min do dia, 08. O Ministério da Educação informou que devido ao grande número de acessos que costuma ter nas primeiras horas, a página poderá apresentar lentidão, mas tudo tende a fluir normalmente ao passar dos dias.
Alterações no cadastro de inscrição poderão ser realizadas, também online, a partir das 10h do dia 9 de maio e até as 23h59 do dia 20.
Documentação
Para realizar a inscrição é necessário ter em mãos o número do CPF e Carteira de Identidade. Além dos documentos pessoais, os candidatos também deverão informar dados sobre escolaridade e grupo familiar. Cada participante ainda terá que cadastrar um número de telefone e endereço de e-mail válidos, que servirão como mecanismos de comunicação entre a organização e o candidato.
Isenção
Os alunos que estão concluindo o Ensino Médio em escolas públicas, assim como nas edições, anteriores serão isentos automaticamente do pagamento da taxa de inscrição.
A partir de agora também, os estudantes que fazem parte de famílias carentes, cadastradas no CadÚnico, receberão isenção automática do pagamento da taxa. Para isso, devem informar no ato da inscrição o número do Número de Identificação Social (NIS). Os candidatos que fazem parte de famílias de baixa renda e não possuem condições de arcar com o valor da taxa podem pedir isenção declarando carência ao se inscrever. Nesses casos, a solicitação será analisada pela organização e, caso seja inverídica, o participante pode ser eliminado.
O participante que receber isenção e não comparecer nos dias de prova perderá o direito ao benefício na próxima edição do Exame. A menos que a ausência seja justificada por atestado médico ou qualquer outro documento oficial capaz de justificar a falta.
Projeto Enem Itinerante
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Ensino Médio (NEM), realiza este ano a segunda edição do “Projeto Enem Itinerante: Todos a Caminho do Sucesso”. O programa teve início em maio de 2016 e tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos da rede estadual no Enem, bem como aumentar os índices educacionais.
O projeto tem uma série de ações e orientações com características diversificadas, algumas estratégias como: palestras, oficinas, pesquisas avaliativas, reuniões e os “aulões” preparatórios que devem começar no fim do mês de maio.
Mudanças
Este ano o MEC trouxe algumas mudanças para o Enem, entre elas a aplicação da prova em dois domingo seguidos (nos dias 5 e 12 de novembro). Sendo que no primeiro domingo serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.
O Enem também deixa de valer como certificado de conclusão do Ensino Médio, não sendo considerado pelo MEC um exame adequado para essa avaliação que volta a ser feita pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens).
Haverá também mudança no cartão de prova que o estudante recebia separado da prova. Agora, os candidatos receberão cadernos de questões personalizados, com identificação de nome a número de inscrição, juntamente com os cartões de resposta – encartados dentro da própria prova.
O MEC anunciou ainda que deixará de divulgar os dados do Enem por escola, ou seja, não serão mais informados as notas e o desempenho por escola do exame.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!