Ipem apreende balanças em fiscalização na feira do Pacoval
Além de não possuir selo do Inmetro, algumas apresentavam pesagem adulterada ou péssimas condições de uso
A intenção da autarquia é realizar a fiscalização em duas feiras por mês nos municípios de Macapá e Santana
Cinco balanças foram apreendidas na última quinta-feira, 4, na feira do bairro Pacoval, durante a primeira visita técnica realizada pelo Núcleo de Verificação Metrológica do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP). A operação de fiscalização também vai percorrer outros bairros de Macapá e Santana e pretende conferir a precisão dos equipamentos e resguardar os direitos do consumidor.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar – 6º Batalhão de Operações – e envolveu oito técnicos da instituição. Entre as irregularidades detectadas nas balanças apreendidas, algumas não possuíam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além do fato de que algumas, em sua própria embalagem, são recomendadas somente para uso doméstico. Entre os equipamentos apreendidos estão também balanças mecânicas que apresentaram péssimas condições de estado de conservação.
De acordo com o diretor do Departamento de Metrologia e Qualidade do Ipem, João Cesar Rodrigues, uma das atribuições do órgão é garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. "Encontramos pesagens alteradas, a exemplo de uma situação em que a balança apresentou 300 gramas de pesagem inicial. Isso quer dizer que o consumidor acaba tendo um déficit na hora da compra", conta Cesar.
A intenção da autarquia é realizar a fiscalização em duas feiras por mês. O trabalho se dará também no acompanhamento para constatações de cumprimento das normas. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades durante a pesagem de um produto pode recorrer ao serviço do Instituto, que está localizado na Avenida Aurino Borges, 1278, bairro São Lázaro.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!