Programa de Recuperação de Recursos Hídricos da Amazônia será elaborado em Macapá
Decisão foi tomada durante o 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal
O secretário Marcelo Creão acredita que vai ajudar significativamente na redução de doenças potencializadas por mananciais urbanos, como a leptospirose
A pauta ambiental debatida durante do 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal resultou em uma proposta que pode solucionar um velho problema dos centros urbanos da região: os alagamentos e suas consequências. O evento ocorreu nos dias 4 e 5 em Porto Velho (RO).
A propositura trata de um Programa de Recuperação de Recursos Hídricos da Amazônia Legal, destinado ao mapeamento de necessidades, criação de projetos e captação de recursos para investimentos nas chamadas “bacias hidrográficas urbanas”. O programa vai ser construído e elaborado em Macapá, nos dias 27 a 29 de junho de 2017
Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente do Amapá, Marcelo Creão, atualmente o governo do Amapá trata os investimentos para se trabalhar os recursos hídricos apenas nas bacias de rios – a exemplo a Bacia do Rio Araguari, no Amapá.
Já a proposta a ser construída prevê investimentos para as bacias urbanas. “Os grandes problemas ambientais estão, também, ao lado da casa do cidadão. Estão no despejo de resíduos das casas dentro de efluentes dentro das cidades. É isso que a nova proposta quer atuar. Agora queremos que o governo federal aporte recursos também de uma forma coordenada para resolver os problemas que trazem essas bacias hidrográficas urbanas”, explica Creão.
Exemplos dessas concentrações de recursos hídricos em Macapá, aponta o secretário, são os canais da Mendonça Júnior, no Centro da cidade, e do Jandiá, na periferia leste do município. “Vai ajudar significativamente na redução de doenças espalhadas por esses mananciais urbanos, como a leptospirose, por exemplo”, resumiu o gestor.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!