Ação educativa alerta empresários sobre produtos sem selo de inspeção
A intenção é conscientizar os donos de estabelecimentos sobre a exigência dos selos SIE e SIF, antes de ações repressivas
Participaram do encontro donos de supermercados, mercantis e pequenos comerciantes
Empresários de redes de supermercados e mercantis participaram de uma palestra na última terça-feira, 9, onde foram informados sobre a exigência estadual de comercializarem apenas produtos que tenham o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF). As instruções foram repassadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Amapá (Diagro) e Promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual.
Antes da palestra, foi realizado um trabalho de campo com a parceria da Associação Amapaense de Supermercados (Amaps) e Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, para amostragem de produtos comercializados sem o registro ou inspeção rigorosa.
Segundo o coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária Animal e Vegetal da Diagro, Flávio de Paula, algumas mercadorias possuem rótulos atrativos, mas não passaram por uma vistoria severa. “Peixes e queijos regionais são produtos de fácil embalagem e rotulação, porém não isso certifica que tenham passado pelo processo de inspeção”, explicou o coordenador.
O diretor-presidente da Diagro, José Renato Ribeiro, alerta que o trabalho de inspeção é para dar garantia de um alimento sadio na mesa do consumidor. E alertou que as empresas que fabricam produtos na informalidade, devem buscar formalização. “As pessoas podem vir até a Diagro verificar a documentação e os protocolos necessários para fazer registros de seus produtos”, informou o diretor.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!