Amapá discute políticas de fortalecimento do turismo
Programa de Regionalização do Turismo busca atualizar o Mapa do Turismo Brasileiro.
 Encontro reuniu dirigentes estaduais para discussão da implantação do Programa de Regionalização do Turismo
Encontro reuniu dirigentes estaduais para discussão da implantação do Programa de Regionalização do Turismo
A Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur) esteve presente no 27º Encontro Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, que ocorreu nesta quinta-feira, 18, em Brasília, para tratar sobre a implantação no maior número de municípios e discutir a experiência com os outros estados brasileiros.
Com uma programação extensa durante todo o dia, com palestras e apresentações, o evento possibilitou aos representantes dos estados que dessem sugestões sobre os critérios adotados por cada um, para a implantação do Programa.
Para a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, a participação de todos os municípios é de extrema importância para a implantação do Programa. “A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro é necessária e busca respeitar o nível do desenvolvimento das regiões turísticas brasileiras, assim como suas peculiaridades e especificidades. O Programa de Regionalização propicia a adequação do Mapa à realidade de cada Unidade da Federação”, ressaltou.
Na próxima semana, a Setur informará o calendário de visitas aos municípios para a realização da atualização do Mapa do Turismo. Nas visitas serão realizadas oficinas e recebimento de documentos, conforme as exigências do Ministério do Turismo (MTur). A secretária Syntia reforça ainda, que os municípios não podem perder o prazo.
“Os municípios não podem perder essa oportunidade, vamos visitar todos os 16, para que nenhum fique de fora do Programa de Regionalização. A próxima atualização só será daqui a dois anos”, explicou.
Programa de Regionalização do Turismo
O Ministério do Turismo adotou em 2004 essa política focada no desenvolvimento regional, reforçando a importância das Unidades da Federação para o turismo. O Programa de Regionalização trabalha a aproximação das ações desempenhadas pelo Ministério com os estados, regiões e municípios brasileiros, com objetivo de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país.
Mapa do Turismo Brasileiro
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pelo MTur, que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelos programas de desenvolvimento. É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
 Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
 
                             
                             
						 
						 
						 
						 
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                        