CAPS Gentileza expõe peças produzidas por pacientes
Atualmente, mais de 2000 pessoas são atendidas no CAPS Gentileza.
Trabalhos foram produzidos pelos pacientes que recebem atendimento nas unidades do CAPS
Expressões de sentimentos, desejos, um momento repleto de cores materializado nas pinturas em telas, colagens e fotografias produzidas pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Gentileza e de Álcool e Drogas (CAPS). Uma exposição em parceria com Universidade Federal do Amapá (Unifap) marcou a passagem pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado nesta quinta-feira, 18, e fez com que os usuários se sentissem mais cidadãos, pelas produções artísticas que estavam à disposição do público.
Os trabalhos artísticos foram feitos durante oficinas e atendimentos terapêuticos prestados pelos CAPS, que são unidades vinculadas ao Governo do Estado. A exposição reuniu profissionais de saúde, pacientes, professores e acadêmicos, como forma de fortalecer vínculos afetivos, integração social e a promoção da socialização entre os pacientes.
A coordenadora CAPS Gentileza, Vanessa Maciel, explicou que o momento, além de garantir a ressocialização dos pacientes perante a sociedade, é também um fator fundamental para a recuperação. "Com essa exposição, queremos mostrar que o cuidado pode ser feito, por meio do lúdico, da arte e cultura, o que muito ajuda no tratamento", reforçou.
Atualmente, mais de 2000 pessoas são atendidas no CAPS Gentileza. O espaço é destinado a pessoas que apresentam crises, distúrbios ou perturbações, com acolhimento, que inicialmente é feito por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas e psicólogos. O espaço fica localizado na Avenida Mãe Luzia, 994, bairro Laguinho.
A paciente Joanice das Neves, de 34 anos, recebe tratamento no CAPS há mais de um ano, depois de ser diagnosticada com transtorno bipolar afetivo. Com a pintura e outras atividades culturais promovidas no CAPS, ela encontrou coragem para mudar de vida. "Cheguei ao fundo poço, sem perspectiva de vida, sem a ajuda da família. No CAPS, a minha esperança foi renovada, hoje, muitas coisas boas aconteceram, principalmente na mudança do meu comportamento, melhorando o convívio com as pessoas que torcem pela minha recuperação", finalizou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!