Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estudantes aprendem educação financeira com projetos inteligentes

Programa desenvolve atividades que estimulam a consciência crítica sobre economia e consumo.

Por Redação
22/05/2017 10h59

Aprender a controlar as finanças, especialmente em tempos de crise, é fundamental para driblar as dívidas e gastos desnecessários. Os estudantes da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, na capital, sabem bem disso e estão aprendendo na sala de aula sobre a importância do consumo consciente. Os conceitos são repassados como tema transversal em diversas disciplinas nas turmas de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A iniciativa é desenvolvida por meio programa nacional “Educação Financeira nas Escolas”, com projetos de pesquisa e prática em matérias como matemática, biologia e física. “A ideia é promover um ambiente em que estudantes sejam capacitados em administrar sua vida em sociedade, aprendendo a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes, com planejamento e sem prejuízos”, explicou a coordenadora do projeto na escola Gabriel Café, Tatiane Pires. 

Os alunos aprendem a comparar preços, calcular a diferença entre valores à vista e a prazo, considerando o custo de oportunidade, além de equilibrar desejos e necessidades na escolha de um produto. São realizadas pesquisa de campo, entrevistas sobre o consumo e levantamento de preços, debates, entre outras metodologias dentro e fora da escola.

Uma vez ao ano, durante uma semana, os estudantes apresentam seus projetos com os conceitos aprendidos em sala de aula. Os trabalhos resultam em ideias sustentáveis e de baixo custo, a exemplo do uso racional de energia elétrica, da água, e a confecção de luminárias feitas com petecas e utensílios descartáveis.

O atendente de lanchonete Eliel Silva, de 20 anos, participou do projeto de educação financeira e aprendeu como ganhar dinheiro investindo pouco. Quando estava desempregado, o ex-aluno usou o que aprendeu na criação e vendas de abajures e luminárias. Agora, empregado, ele aceita encomendas e lucra no tempo livre que tem. “Aprendi a ser um empreendedor e a expandir a minha mente para o mercado de trabalho por meio do projeto”, contou, satisfeito.

O programa

O programa “Educação Financeira nas Escolas” é uma ação que faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) instituída pelo Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010.  A iniciativa possibilita que a sociedade melhore sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros com informação e orientação para fazer escolhas assertivas e sustentáveis em relação à administração dos recursos oferecendo bem-estar da população.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!