GEA e Prefeitura de Mazagão firmam parceria para plantio mecanizado
Governo vai fornecer combustível para maquinário da prefeitura que será utilizado no plantio de mandioca
Na reunião, o governo apresentou um projeto de preparação de áreas de plantio para mandioca que será feito em parceria com a Prefeitura de Mazagão. O maquinário será disponibilizado pela administração municipal e o governo estadual fornecerá o combustível. O projeto contempla ainda a melhoria dos ramais visando o escoamento da produção.
Preparo do plantio
As primeiras comunidades a serem atendidas serão aquelas com potencial para produção de mandioca. Na primeira etapa 12 áreas serão contempladas. O atendimento será feito de acordo com o cronograma montado.
Cada agricultor será beneficiado com a preparação de 1 hectare, além do auxílio técnico e de extensão rural, demonstrando como deve ser a escolha da maniva, o adubo e o plantio. “O nosso papel é orientar o produtor, acompanhar e assegurar que a área seja preparada corretamente”, explicou o diretor-técnico do Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Eli Silva.
Produção
O agricultor Dionisio da Silva, está interessado em ser beneficiado pelo projeto, uma vez que o preparo correto do solo deve aumentar a sua produção. Atualmente, todo o processo realizado por Dionisio na comunidade do Camaipi é feito manualmente. Com o projeto, ele terá sua área de produção preparada mecanicamente. “Com esse projeto de preparo do solo eu vou triplicar minha produção”, afirmou.
Os produtores também aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre os programas do GEA voltados para o setor, como o Programa de Produção Integrada (PPI) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além dos tipos de alimentos que podem ser cultivados. Os técnicos do Rurap também orientaram os participantes sobre como acessar os programas e linhas de crédito.
O prefeito de Mazagão, Dilson Borges, destacou os avanços no município desde que firmou parceria com o governo. “Essa parceria é importante para desenvolvermos ainda mais o setor primário e aumentar a produção do nosso município”, disse.
Também participaram da reunião técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e secretários municipais.
Escoamento
Durante a reunião, a equipe de governo fez o levantamento das demandas dos produtores para melhorar o escoamento da produção.
Uma ação de governo também será planejada para atender os produtores com emissão de documentos, regularização de lotes, licenças ambientais e financiamentos.
Cultivo
Atualmente mais de 250 comunidades trabalham com agricultura no município, totalizando quatro mil produtores. A principal cultura cultivada é a mandioca, focada na produção de farinha. Um caminhão do governo e outro da prefeitura são responsáveis pelo escoamento da produção, que é consumida no próprio município.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!