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Servidores da Caesa são capacitados para a solução de conflitos

Capacitação ocorreu na última sexta-feira e foi promovida através de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá.

Por Redação
27/05/2017 12h55

Segundo o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, esse treinamento ajudará a otimizar e melhorar os processos tanto para os clientes quanto para os próprios servidores

As estratégias e métodos de conciliação, mediação de conflitos internos e externos na administração pública foram os pontos principais de um workshop apresentado aos servidores da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) nesta sexta-feira, 26. O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap)  e também contou com a participação dos funcionários da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

No workshop, ministrado pela equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), os servidores foram preparados para lidar com situações envolvendo problemas na realização das suas atividades e principalmente no atendimento ao público.

Tanto a Caesa quanto a CEA prestam serviços essenciais à população. Diariamente há diversas ocorrências que os servidores de ambas instituições têm que resolver, como as negociações de débitos e reclamações de usuários, por exemplo. “Nesse workshop buscamos aperfeiçoar as técnicas já praticadas no atendimento, visando o acordo, a boa relação entre as partes e, acima de tudo, evitando a burocracia e ‘judicialização’ sempre que possível", disse a presidente do núcleo, desembargadora Sueli Pini.

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, destacou a importância da implementação das políticas de conciliação e mediação nos órgãos públicos. "Nós, servidores da companhia, trabalhamos com o intuito de prestar um bom serviço ao nosso usuário. Mas para isso um processo de atividades são realizadas internamente para chegar a esse fim. Esse workshop com certeza nos ajudará a otimizar e melhorar esse processo tanto para nosso público alvo como para os próprios servidores", frisou.

Além do workshop, também será promovido um curso aos servidores para a formação de conciliadores e mediadores na solução de conflitos. Essa capacitação será feita pela equipe do Nupemec e credenciada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A proposta é que a partir dessa formação, os servidores capacitados atuem nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc) dentro dos próprios órgãos. A criação destes centros se dará a partir de um termo de cooperação técnica firmado entre a Caesa, CEA e Tjap, que ocorrerá no mês de junho. 

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