MedioTec gera expectativa de vagas em cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio
Feira de Profissões orientou estudantes quanto ao curso desejado.
Estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as profissões e escolher a carreira que devem seguir
O mercado de trabalho mudou e ele se impõe ao exigir um novo perfil de profissional: aquele que está em constante mutação. Para muitos, que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, o momento é de focar em uma profissão e buscar se qualificar. Pensando na qualificação profissional dos estudantes do Ensino Médio da rede pública, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou nesta quarta-feira, 31, uma Feira de Profissões, voltada para o programa MedioTec, em fase de implantação no Amapá.
Aluno do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Nilton Balieiro, Wesley Ramon Luz, de 15 anos, chegou à feira com a dúvida de centenas de estudantes que estiveram presentes ao evento: a de que profissão seguir. Luz aproveitou o momento para fazer um teste vocacional e saiu do evento com a certeza de querer seguir a área de administração de empresas.
"O mercado de trabalho está muito concorrido hoje em dia, e quanto mais cursos tivermos é melhor para estarmos prontos para essa concorrência. A feira nos possibilitou conhecer outras oportunidades de cursos", comentou o estudante.
Um corredor de profissões foi apresentado aos estudantes através dos estandes dos centros profissionalizantes de Macapá e Santana. Os mais curiosos puderam assistir palestras com profissionais das áreas da saúde, tecnologia, segurança do trabalho, administrativo e outros. Liliane Costa, professora do curso técnico em meio ambiente, na escola Graziela Reis de Souza, atua com cursos profissionalizantes desde 2012. Para ela, o momento é o de oportunizar possibilidades de crescimento aos estudantes.
“Trabalhamos o resgate da educação continuada, onde esses jovens têm a oportunidade de sair do Ensino Médio com uma profissão”, reforçou a professora.
Os cursos técnicos do MedioTec são ideais para os jovens que desejam sair do Ensino Médio prontos para ingressar no mercado de trabalho. A estudante Laina Cristina Rodrigues, de 19 anos, só optou pelo curso de enfermagem pensando na empregabilidade mais rápida, para poder ajudar a família. Hoje, Laina está concluindo o curso na Escola Graziela Reis de Souza e comemora a oportunidade de se formar com a perspectiva de emprego na porta.
"O MedioTec me deu a oportunidade de concluir o Ensino Médio já com uma qualificação profissional, que era o que eu buscava. Saber que eu concluiria com perspectiva de sair empregada, me estimulou ainda mais a estudar e concluir o curso”, comemorou Laina.
MedioTec
O Mediotec é uma ação do governo federal em parceria com os estados e que servirá como uma espécie de continuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é oferecer uma formação técnica e profissional integrada à educação básica de Ensino Médio. O novo programa está dedicado exclusivamente a alunos matriculados em escolas públicas.
No Amapá, mais de 1.300 vagas serão ofertadas para cursos em Macapá, Santana, Mazagão, Oiapoque, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho. Os alunos inscritos receberão um auxílio estudantil no valor de R$ 12, por dia, referente ao transporte e lanche.
Os cursos disponíveis abrangem as áreas de gestão de negócios, segurança, controle e processos industriais, recursos naturais, produção cultural e designer, informação e comunicação, turismo, hospitalidade e lazer, e desenvolvimento educacional e social. Todos os alunos que optarem pelo Mediotec terão um certificado duplo de ensino médio e nível técnico. O edital de seleção dos interessados será lançado ainda no mês de junho.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!