Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Evento discute políticas para melhorar a saúde do trabalhador no Amapá

Os temas vão além de acidentes no local de trabalho. Depressão e estresse também são causas que levam profissionais a adoecerem.

Por Redação
02/06/2017 10h37

Evento visa fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS

A saúde do trabalhador começou a ser discutida com empregadores, trabalhadores e estudantes amapaenses, em um seminário promovido pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), cujo objetivo é fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

As discussões visam ampliar informações e estratégias na busca de políticas que possam deixar o local de trabalho mais seguro e saudável. "O Amapá cresce e as oportunidade aparecem. Mas, na mesma proporção que os negócios ampliam, também aumentam os acidentes de trabalho. Então, existe a necessidade de se discutir essa política de forma mais intensa para que tenhamos profissionais mais saudáveis", ressaltou o gerente geral do Cerest, Marco Johnny.

Johnny também destacou que, atualmente, os maiores índices de acidentes estão concentrados na construção civil e no trabalho agrícola, desenvolvido principalmente no interior do estado.

Para prevenir o trabalhador e deixar o ambiente com baixo ou sem riscos de contaminação e acidentes, além de orientações para melhorar o local de trabalho, também serão abordados temas como: Acidente de Trabalho e Vigilância em Saúde do Trabalhador, O MTE e Acidente de Trabalho, Rede de Notificação e Vigilância em Saúde do Trabalhador. 

Segundo a pedagoga Jeiza Ribeiro, a iniciativa de se debater temas relacionados à saúde do trabalhador também é bom para a comunidade acadêmica. "Trabalho em uma instituição que oferta cursos na área da saúde, onde nas aulas práticas ou estágios, os alunos se furam ao manusear materiais de risco biológico, o que também é um acidente de trabalho, e para eles, que ainda terão uma longa jornada profissional, receber esses ensinamentos é fundamental".

Todos os temas são expostos por profissionais especialistas de várias áreas em mesas de debates. O evento também conta com a presença da Coordenadora Geral da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Karla Baeta. "Quando se fala em saúde do trabalhador, a temática vai muito além de acidentes. Também envolve depressão, assédio moral, estresse, dentre  outros problemas que são causados pela carga excessiva de trabalho".

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!