Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo antecipará implantação de medidas de segurança discutidas na Agenda do Servidor

Mais policiamento nas unidades hospitalares, capacitação de agentes de portaria e melhorias na estrutura dos prédios são algumas das medidas implementadas

Por Redação
02/06/2017 18h11

O Governo do Amapá antecipará a implementação das medidas de segurança nos hospitais, acordadas durante a Agenda do Servidor com os profissionais da categoria. Nesta sexta-feira, 2, representantes das pastas de Saúde e Segurança Pública do Estado apresentaram as novas estratégias, durante uma reunião com o Sindicato de Enfermeiros e Trabalhadores da Saúde do Amapá (Sindesaúde). O encontro ocorreu na Ouvidoria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). 

O secretário de Estado de Saúde, Gastão Calandrini, explicou que garantir a segurança das unidades é uma prioridade da gestão e será intensificada. Para tanto, serão implantadas medidas de curto, médio e longo prazo.

A partir desta sexta, será implantado um posto policial no Pronto Atendimento Infantil (PAI), Hospital Estadual de Santana e Unidade de Pronto Atendimento da zona norte. O serviço já existe no Hospital de Emergências de Macapá (HE). Nos próximos dias, a Polícia Militar do Amapá disponibilizará, ainda, uma viatura para atender somente a ronda hospitalar. A Sejusp estuda medidas de curto prazo para intensificar a segurança nas unidades hospitalares do interior do Estado.

Outra medida estabelecida foi capacitar os agentes de segurança e de portaria dos hospitais por meio de curso ofertado pela empresa terceirizada contratante desses profissionais, atendendo à reivindicação observada pelos servidores. A capacitação permitirá que os agentes tenham um controle maior das pessoas que frequentam as unidades hospitalares, aperfeiçoando o protocolo de acesso às instituições. Além disso, as unidades receberão reparos como grades, para garantir que somente pessoas autorizadas entrem nos prédios.

Em longo prazo, o objetivo é aumentar a segurança dos hospitais por meio da tecnologia. O Governo do Amapá estudará a possibilidade de instalar detectores de metais, uma vez que já possuem câmeras de vigilância.

O presidente do Sindesaúde, Ismael Rodrigues, acredita que as propostas apresentadas pelo GEA irão amenizar os problemas. “Aumentar a segurança é essencial para que possamos realizar um atendimento de qualidade e sem preocupação”, avaliou Rodrigues, que há dois anos está à frente do sindicato.

Além dos gestores da Saúde e Segurança, estiveram presentes no encontro o chefe do Gabinete Civil, Marcelo Roza, a secretária de Estado da Administração, Suellem Amoras e o comandante da Polícia Miltar, coronel Rodolfo Pereira.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!